Recursos de IA agêntica chegam aos aplicativos de colaboração, experiência do cliente e recursos humanos, otimizando tempo e produtividade sem custos extras
A Zoho Corporation anunciou a implementação de novos recursos de IA baseados em agentes (agentic AI) em três grandes categorias de produtos. “As novas funcionalidades ajudam as empresas a aumentar a produtividade, reduzir o tempo gasto em tarefas rotineiras e concentrar esforços em atividades de maior valor”, assegurou Raju Vegesna, Chief Evangelist da Zoho. Essas ferramentas, disponíveis gratuitamente nos aplicativos da Zoho voltados à colaboração, experiência do cliente e recursos humanos, eliminam os principais obstáculos que historicamente dificultaram a adoção da IA no ambiente corporativo, como custos altos e dificuldades de integração com sistemas diversos.
As novidades vêm após o lançamento de dois pilares importantes da estratégia de IA da Zoho: o Zia Hubs, que permite que a inteligência artificial acesse dados não estruturados das empresas, e o Zia LLM, modelo de linguagem proprietário da Zoho — o primeiro LLM desenvolvido especificamente para o mercado B2B.
Juntas, essas soluções, somadas à Zia, assistente de IA da Zoho com mais de uma década de evolução, formam a base para os novos recursos de IA lançados nas três verticais, além de futuros aprimoramentos que ajudarão as empresas a aproveitarem melhor seus dados em todo o ecossistema de mais de 55 aplicativos da Zoho.
“A adoção corporativa da IA foi prejudicada por fatores como a falta de prontidão de dados, a dificuldade de integração com sistemas antigos e os custos elevados repassados aos usuários. Como toda a Zoho é construída sobre uma pilha tecnológica própria e integrada, incorporar agentes de IA às operações diárias não exige nada do cliente. Sem ferramentas externas, sem tempo extra e, o mais importante, sem custo adicional. Com a Zoho, sua empresa está pronta para o futuro: as novas ferramentas simplesmente chegam e funcionam,”, explicou Vegesna.
Segundo Philip Edey, Business Analyst da Arctic Spas Inc., “com os recursos de IA e MCP da Zoho, conseguimos implementar facilmente várias melhorias no fluxo de trabalho dentro do Zoho Desk, Analytics e CRM, o que permitiu que nosso time de vendas escalasse de 300 para quase 1.000 leads por semana. Enquanto muitas empresas prometeram demais com ferramentas de IA, ver resultados imediatos com as soluções da Zoho tem sido empolgante. Como clientes de longa data, sabemos que eles continuam entregando o que mais nos beneficia, com o mínimo de esforço da nossa parte.”
Os novos agentes anunciados ampliam a robusta plataforma de IA da Zoho, que já inclui os Zia Agents, o Zia Agent Studio e o Agent Marketplace. Esses recursos se aproveitam da integração nativa do ecossistema Zoho para acessar dados de diferentes aplicativos simultaneamente, seja extraindo informações de múltiplos arquivos de texto e PDFs para gerar um contrato, verificando no Zoho People quem está de férias antes de agendar uma reunião no Calendar, ou identificando oportunidades de vendas em mensagens do Zoho Mail e convertendo-as automaticamente em leads no Zoho CRM.
As novas ferramentas de IA agêntica da Zoho já estão disponíveis nos aplicativos das áreas de colaboração, experiência do cliente, gestão de contratos e recursos humanos. No Zoho Workplace, por exemplo, o recurso Ask Zia entende e executa comandos complexos que envolvem diferentes aplicativos da suíte, como buscar e-mails específicos, resumir conteúdos e enviar documentos automaticamente, tudo em uma única ação.
Além disso, o Lead Generation Agent identifica mensagens de vendas e as converte em leads dentro do Zoho CRM, enquanto o Zoho Tables agora permite criar bases inteiras a partir de uma simples descrição, com campos, dados e tabelas relevantes geradas automaticamente pela IA.
Na área de atendimento ao cliente, o Zoho Desk ganhou novos agentes pré-configurados, como o Resolution Expert, que documenta soluções de chamados e aprimora as interações futuras, acelerando a resolução de problemas e enriquecendo a base de conhecimento. Já o Zoho Sign, plataforma de assinaturas digitais utilizada por mais de 40 mil empresas, passa a contar com o recurso Agreement Intelligence, que gera minutas de contratos e documentos personalizados com rapidez e precisão, além de permitir que o usuário utilize o Ask Zia para revisar, sugerir edições e responder dúvidas sobre os termos, sem depender de ferramentas externas.
“No campo de recursos humanos, o Zoho Recruit agora usa IA para fazer o cruzamento inteligente entre candidatos e vagas, analisando currículos, descrições e perfis para encontrar o melhor encaixe com base em contexto e relevância. O sistema também cria avaliações completas de forma automática, incluindo perguntas, respostas e pontuações, garantindo processos de recrutamento mais justos e eficientes”, conclui o executivo da Zoho.





















