A semana que passou: concorrente barato do Glass, o painel da Apple, e mais

Nesta semana, vamos começar pelas novidades tecnológicas.

GlassupUm concorrente do Google Glass promete um óculos de realidade aumentada por uma fração do custo daquele. É o Glassup, feito por uma empresa italiana, que é similar ao Glass em praticamente tudo: funciona com o smartphone e coloca emails, mensagens de text0, atualizações do Facebook e notícias bem em frente aos nossos olhos. Só o preço não é parecido: US$ 399 (o dispositivo do Google está sendo vendido a US$ 1.500). Gianluigi Tregnaghi, o criador do GlassUp, afirma haver desenhado o produto dois anos atrás – antes que o Google anunciasse o Glass.

O Google também tem novidades: lançou um novo Google Maps, que é aberto para qualquer pessoa. Até agora, quem não tinha conta do Google precisava ser convidado. Agora é só “sign up”.

Na fronteira entre tecnologia e negócios, a Apple patenteou um painel touchscreen para carros. O site Mashable preparou um video, mostrando o sistema. O movimento parece ser na direção de dominar o mercado de geolocalização, porque, praticamente ao mesmo tempo, a empresa de Cupertino anunciou a compra da HopStop, um aplicativo de trânsito.

Também nessa fronteira, a Microsoft anunciou uma iniciativa denominada Companion Web, que reúne ferramentas para ajudar desenvolvedores a criar aplicativos web que melhorem a experiência do usuário, integrando o Internet Explorer com dispositivos móveis. Para demonstrar como é a experiência da Companion Web, a Microsoft fez um acordo com a startup Polar para ajudá-la a construir um aplicativo que integra TV conectadas à web ou PCs com smartphones ou tables. Confiram no vídeo do Mashable.

Na área de negócios propriamente dita, a Nissan ressuscitou a marca Datsun.  O primeiro automóvel da bandeira, batizado de Go, foi apresentado na segunda-feirana Índia. É o veículo mais barato do portfólio da montadora japonesa e deve ser oferecido aos indianos por pouco mais de 6.600 dólares. A montadora pode vender carros Datsun no Brasil, como parte da estratégia da empresa para atingir a crescente classe média em mercados emergentes.

O Santander Brasil assinou um memorando de intenção de compra da GetNet, empresa de credenciamento, captura e processamento de pagamentos com cartões. O negócio deverá aumentar significativamente fatia do banco nesse mercado.

A BP Energy do Brasil anunciou na segunda-feira que concluiu o acordo com a Petrobras da parceria em cinco concessões de exploração e produção em águas profundas, operadas pela estatal brasileira na bacia Potiguar, na margem equatorial brasileira.

No campo das mídias sociais, a notícias mais interessante vem do Tumblr. Os usuários da rede agora podem criar GIFs com suas webcams. Eles terão quatro frames e poderão ser publicados diretamente do feed do Tumblr. Mas é preciso que estejam navegando via Chrome e Firefox v20+.

E o Google atualizou os recursos de segmentação no Analytics. Segundo a nota da empresa, “Google ‘reimaginou´ a segmentação para tornar mais fácil ainda para os novos usuários do Analytics e, ao mesmo tempo, mais poderoso para analistas experientes e para profissionais”. Alguns dos recursos atualizados são: User Segmentation, Cohort Analysis, Sequence Segment, Segment Templates e um novo UI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima