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Não importa o pais ou continente, os problemas são os mesmos!

MUDA O CONTIENTE, MAS OS PROBLEMAS SÃO OS MESMOS!!

O calo que doi aqui, também doi lá…

Não importa o pais, o continente, se é primeiro mundo ou
terceiro mundo. O que é problema em um, também é problema nos outros! Tanto lá como aqui, as empresas vivem de gerar receitas e
reduzir custos!

Semana passada, estive participando de um seminário de
Supply Chain na Holanda, a convite da Neogrid, onde apresentei o projeto de
co-gestão de estoques e demanda Syngenta, chamado aqui no Brasil de Cultivar.

Para minha surpresa, a recepção foi maravilhosa e apesar de meu inglês de Tarzan, a apresentação foi muito bem recebida.

A pergunta, que mais ouvi foi como vocês conseguiram reduzir
consideravelmente os “dias de ruptura de vendas”, considerando as grandes
distancias (7.000 km só de praias) de um pais continental, sem ter que entupir
seus distribuidores e revendas de estoques (teoria do push x pull)?

Na Europa, se uma transportadora tiver que sair de um ponto
da França para chegar no ponto mais longe na Alemanha, seu tempo de viagem
nunca vai ultrapassar um dia! E mesmo assim ainda existe “ruptura de vendas”

Para quem não esta acostumado com este termo, vou explicar:

Ruptura de vendas = Perder vendas por falta de estoques disponíveis no ponto de venda!

Então como poder reduzir este prejuízo, ainda mais quando um caminhão aqui no Brasil, leva 1 semana para sair de São paulo e chegar a Recife (se chegar!)

Não deve ter prejuízo maior para as empresas, do que perder
vendas por falta de estoques, afinal tudo foi feito e muito dinheiro foi
investido para que os consumidores procurem seus produtos para comprar.

Investimentos pesados nos 4 Ps são feitos pelas empresas,
para que tudo vá por agua abaixo, por falta de estoque na hora da procura para
compra e pior, se não achar o produto e ainda ter a intenção de satisfazer uma
necessidade (razão pela qual um consumidor compra alguma coisa) este consumidor
vai comprar o produto concorrente!

Se for enumerar todo o investimento feito, vou precisar
escrever um livro e não um artigo rsrsrsrs.

Evitar a ruptura de vendas ao máximo, passar a ser um fator
critico de sucesso á ser constantemente monitorado e sua redução passa a ser
imprescindível pelas empresas e tanto aqui como lá este problema é comum e esta cada dia mais reduzindo lucros!

No caso do projeto apresentado, reduzimos a ruptura de
vendas em 25%, com a utilização de uma ferramenta de tecnologia (VMI – Neogrid)
que permite a gestão compartilhada dos estoques disponíveis, demanda atual e
futura de vendas, entre a empresa fornecedora e os mais variados pontos de
vendas. Criamos uma linha de co-gestão onde o fornecedor e os revendedores podem discutir juntos como e quando abastecer o mercado com 

O produto certo, na hora exata, no volume adequando, no ponto de venda necessário

Sem Sobrar estoques (Stockout) ou faltar produtos (Shortage)!

Se sua empresa, enfrenta esta dificuldade e esta perdendo
dinheiro com isto, aconselho que “procure ajuda imediatamente, pelo menos
uma boa notícia, este “mal tem cura”.

Sei que muitos irão dizer que o problema é causado pelos
pontos de venda, que constantemente não aceitam comprar aquilo que as empresas
querem vender e vice x versa.

De novo, não importa onde sua empresa esta instalada, esta discussão
é mundial, lá na Europa também tem e tenho certeza que até em Marte os ETs tem
o mesmo problema.

Na minha opinião, tudo é causado porque os “players”do
mercado não estebelecem uma cadeia de CONFIANÇA entre si, todos acreditam que o
outro esta sempre querendo levar vantagem para si mesmo e no final 

 TODOS PERDENDO.

Fortalecer Alianças e Parcerias estratégicas é a única forma
de atender um mercado tão competitivo e cada vez mais difícil!

E isto só será possível se as empresas, distribuidores e
revendedores estabelecerem um DIALOGO PRODUTIVO, já dizia um antigo professor
de Marketing, “…comunicação é ouvir aquilo que ainda não foi dito …”

Dialogo, é justamente a forma de comunicação onde todos
falam e todos são ouvidos!

Com cada um conhecendo os problemas e oportunidades do
outro, as alianças passam a ser possíveis e hoje a tecnologia como o VMI da
Neogrid permite que elas sejam possíveis na pratica.

Adorei a oportunidade de participar do seminário e ainda
mais saber que nós sub-desenvolvidos temos muita coisa a “ensinar” por ai!

Abraços

@mfmazza

“O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa
saber nadar “

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