A idéia da coluna “Ponto de Vista” é comparar livros com idéias similares (convergentes ou divergentes) sobre um mesmo tema ou assunto.
Pegando carona na estréia este mês da terceira turnê do Cirque Du Soleil em terras brasileiras, vamos falar de um livro que, de certa forma, complementa o grande sucesso “A Estratégia do Oceano Azul”.
Já tive oportunidade de escrever aqui no Clube do Livro sobre “A Estratégia do Oceano Azul”, um livro recheado de aplicações práticas e que traz ainda uma série de exemplos de sucesso de Oceanos Azuis criados por empresas como Ford, GM, IBM e a Toyota. Mas sem dúvida, um dos exemplos mais fascinantes que permite a visualização clara de um oceano azul é o Cirque Du Soleil.
No ano passado, quando fui assistir a apresentação do espetáculo “Alegria” em São Paulo, comprei um exemplar do livro “Cirque Du Soleil – A Reinvenção do Espetáculo“. Este livro, fala exatamente da história do Cirque vista de dentro e com detalhes da implementação dos diferenciais da trupe. A obra foi encomendada por Lyn Heward, a ex-presidente de conteúdo criativo do Cirque, que convidou o jornalista e escritor John U. Bacon para acompanhar uma temporada da trupe. Pois o livro é uma obra prima que tangibiliza um dos mais belos exemplos de implementação da metodologia proposta em “A Estratégia do Oceano Azul”.
Vale a pena conferir os dois livros e, é claro, o espetáculo Quidam em turnê pelo Brasil. Fique atento na sua cidade e, por enquanto, curta essas duas leituras de primeira linha. Um belo aperitivo para o novo show do Cirque em nosso país.
Confira os artigos em:
“Cirque Du Soleil – A Reinvenção do Espetáculo“
www.blogclientesa.clientesa.com.br/clubedolivro/default.asp?blogiD=1142
“A Estratégia do Oceano Azul”
www.blogclientesa.clientesa.com.br/clubedolivro/?artID=987
Marco Barcellos