Beauty-tech: tecnologia cria experiência de beleza e conexão com marcas

Autor convidado: Jan Riehle, CEO da B4A

Nos últimos anos houve uma ascensão de tecnologia e startups voltadas para o universo da beleza. Em meio a um ambiente global difícil e instável, a indústria do setor está prosperando e mais movimentada do que nunca. Impulsionadas pela mudança de comportamento do consumidor em meio à pandemia, as empresas tiveram que inovar por todos os lados, algumas estão usando pesquisas biotecnológicas para impulsionar novas formulações, outras estão aproveitando inovações digitais para vender maquiagem de uma forma nunca imaginada, grandes marcas de beleza estão fazendo parcerias e comprando pequenas startups ou centros tecnológicos para absorver o mindset e ganhar experiência em inteligência artificial, realidade aumentada e outras tecnologias.

O mercado de beleza e bem-estar cresceu cerca de 10% ao ano nos últimos 10 anos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Em fevereiro de 2020, antes do isolamento social, a entidade estimava que 1,5% do orçamento das famílias era gasto em produtos e serviços do setor.

No entanto, a pandemia impulsionou ainda mais a busca por produtos para cuidados com a pele, principalmente os comprados pela internet. Segundo estudo feito pela agência Corebiz, de São Paulo, o faturamento do comércio eletrônico de cosméticos, a nível nacional, cresceu 68%, entre 1º de março e 14 de junho de 2020. Outro levantamento, feito pelo GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços na América Latina, apontou que a demanda pela categoria Moda e Beleza contabilizou mais de 200 mil solicitações em 2020. O número representa um aumento de 54% nas buscas em comparação com 2019.

Todo esse movimento do mercado somado à exigência do consumidor obrigou as empresas a se anteciparem a uma nova realidade e desenvolverem produtos e serviços que se destaquem e melhor atendam o público. Nessa concorrência, a tecnologia tem sido uma grande e importante aliada da indústria de beleza, já que os consumidores são movidos agora por novos hábitos de consumo, como o de comprar online, que deve continuar mesmo depois que a pandemia acabar, e o caminho do sucesso é proporcionar ao cliente uma boa experiência.

Houve uma mudança na forma como os consumidores descobrem e compram produtos, o que criou a necessidade de uma “experiência de beleza” e conexão com a marca. As novas estratégias de canal estimulam diferentes maneiras de se envolver com o público final, abordar os pontos problemáticos do comércio eletrônico, direcionar negócios para sites de marca própria e fornecer acesso fácil por meio de uma boa automação. Prover uma boa experiência de compra online conecta fortemente a marca e o cliente de forma emocional e o preço já não impacta uma decisão de compra.

O foco da B4A, que preza pela experiência, é o consumidor, e por isso entender o que o público deseja é essencial para criar relação entre o consumidor e a loja. A beauty-tech se baseia em um profundo entendimento do mercado, para educar e ajudar os nossos clientes a fazer melhores escolhas, e somos flexíveis para customizar a experiência, levando em consideração a individualidade de cada pessoa.

Por isso o módulo Commerce Connect da plataforma B4A Connect é considerado a melhor solução para ecommerce de produtos de beleza. Essa ferramenta integra elementos de assinatura com elementos de commerce tradicional e mapeia o perfil de beleza do cliente mostrando as características físicas, preferência e hábitos de consumo entre outras informações que permitem a empresa customizar a entrega de produtos de acordo com as particularidades de cada consumidor, tornando a experiência única e prazerosa já que o cliente terá à sua disposição os melhores itens de beleza do mercado.

Acreditamos que hoje, quem tiver a base de dados com perfil do cliente tem ouro nas mãos, pois essas informações têm nos ajudado a oferecer serviços customizados e sob medida para os quase 100 mil assinantes dos nossos clubes de assinatura Glambox e Men’s Market.

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