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Como testar o callcenter?

A Rational do Brasil, empresa especializada em desenvolver produtos que visam a redução de risco das empresas que dependem de software, já coloca no à disposição do mercado brasileiro produtos que testam callcenters. A idéia de criação dos produtos surgiu a partir da procura de produtos deste gênero no mercado. “O risco cada vez é maior para uma empresa que depende de software. Algumas horas de um software de CRM ou callcenter fora do ar podem representar milhões em vendas perdidas e que não podem ser recuperadas em um mercado que deseja vender 24 horas por dia, 7 dias da semana”, explica o especialista em engenharia de software da Rational do Brasil, Marcelo Manjon.

A primeira solução, o Performance Studio está direcionada a testes de funcionalidade e escalabilidade. Ele grava casos de utilização do software e depois simula sua execução por um grande volume de usuários simultâneos sem que o cliente precise ter as centenas de máquinas disponíveis. “Nós damos carga na rede e no banco de dados equivalentes ao número de usuários que irão operar o software”, conta Manjon.

De acordo com o especialista, através do Performance Studio é possível simular, por exemplo, o que acontece com a performance do software se um volume alto de usuários simultâneos estiverem acessando as aplicações”, conta Manjon. Este produto pode simular cargas de até 100 mil usuários que utilizam o sistema ao mesmo tempo.

Já o segundo produto, diz respeito ao controle de configuração de versões de softwares que rodam em callcenters. Este foi desenvolvido porque é comum que os softwares que rodam em callcenters tenham múltiplas versões a cada nova campanha de marketing. “Qual o custo de uma empresa se seu callcenter parar por uma manhã ou funcionar com performance 15% abaixo do esperado por falta de testes suficientes antes da entrada em produção?”, questiona o especialista. Ele afirma que estas soluções desenvolvidos pela empresa reduzem os riscos dos callcenters.

Todas as empresas de telecomunicações nos Estados Unidos já estão utilizando o Performance Studio, algumas para verificarem a performance de software de callcenter e outras para verificarem a performance do software embutido em seus equipamentos. O valor do produto varia entre US$ 15 mil e US$ 500 mil, dependendo do número de usuários simultâneos que serão simulados. A solução completa da Rational do Brasil suporta todo o ciclo de vida de software desde sua concepção até sua entrada em produção e controle de novas versões.

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