Claudia Gimenez, vice-presidente e gerente geral da Concentrix Brasil

Concentrix usa metaverso para engajar colaboradores

Por meio do Meta X, plataforma de metaverso da Concentrix, a empresa visa estimular a experiência de comunidade imersiva para as equipes internas, otimizando resultados e performances

A Concentrix anunciou que está investindo e explorando o potencial do metaverso em busca de otimizar resultados. Através do Meta X, sua plataforma de realidade virtual, os colaboradores podem se conectar e fazer diversas atividades que normalmente são feitas em ambientes físicos, como reuniões, feedbacks, simulações, treinamentos e até mesmo atividades recreativas, como festas e jogos.

De acordo com Claudia Gimenez, country manager e vice-presidente de operações da Concentrix Brasil, “o Meta X oferece um espaço virtual para reuniões mais dinâmicas e interativas, permitindo uma colaboração mais fluida. Além disso, é utilizado para simulações e treinamentos, proporcionando aos colaboradores experiências de aprendizado envolventes e realistas. Também abrange aspectos de bem-estar, com momentos de meditação e interações casuais. Esta solução foi desenvolvida com a intenção primordial de aprimorar o engajamento das equipes, enriquecer processos de aprendizado e fortalecer as conexões sociais ao longo da trajetória dos colaboradores na Concentrix. Isso é particularmente crucial para situações envolvendo interações entre diferentes regiões e para aqueles que trabalham remotamente.”

Dados e melhorias para o negócio

A executiva assegura que, após um pouco mais de um ano desde o seu lançamento em julho de 2022, a solução já está revelando uma série de avanços significativos que confirmam seus benefícios. Entre esses avanços, dois casos de sucesso que ilustram o impacto positivo do Meta X: Em um cenário, a solução revelou seu potencial na melhoria da experiência de aprendizado em ambientes educacionais. Um dos clientes da Concentrix, que já faz uso da plataforma, inicialmente relatou um desafio sazonal de crescimento, onde buscavam uma solução para melhorar a retenção de colaboradores em uma onda de contratações que ocorria de setembro a dezembro. “Com a implementação do Meta X e um novo modelo de sala de aula mais envolvente, foi possível alcançar uma melhoria de 21% na taxa de retenção para esse cliente, proporcionando uma experiência de aprendizado verdadeiramente excepcional”.

No segundo caso, o Meta X se destacou ao contribuir para o aprimoramento do processo de recrutamento e seleção. O desafio estava na conversão de candidatos devido a critérios específicos de aprovação. Com o uso estratégico da solução e a reformulação da apresentação do processo de contratação, foi possível aumentar a taxa de conversão de candidatos em 5 pontos percentuais, mostrando como a solução é eficaz em otimizar os processos de seleção. “Nossos resultados são impressionantes”, evidenciando o impacto tangível do Meta X em questões críticas do negócio. “Esses casos de sucesso ilustram o potencial transformador dessa inovação tecnológica, que está impulsionando melhorias substanciais em áreas-chave da Concentrix”, conclui”, comentou Claudia.

Com resultados comprovados, a plataforma Meta X já está deixando sua marca na Concentrix, com colaboradores já imersos na experiência virtual, somando mais de 42 mil acessos desde a sua inauguração. O horizonte é ainda mais ambicioso: até o término de 2023, a previsão é que aproximadamente 14 mil indivíduos em toda a região latino-americana colham os benefícios dessa ferramenta inovadora. “Fomos incansáveis na busca pela opinião de nossos usuários do Meta X e o veredicto é claro: 94% de aprovação. Os restantes 6% tiveram obstáculos técnicos, que foram devidamente identificados e resolvidos”, afirmou a VP.

Expectativas para os próximos anos

Claudia afirma, ainda, que “a trajetória está repleta de ambições tangíveis. Além de elevar a usabilidade do Meta X, a Concentrix estabelece metas audaciosas. Um objetivo notável é a redução do consumo de banda da ferramenta, um passo em direção a otimizar a experiência em meio a múltiplos acessos simultâneos. Adicionalmente, a empresa pretende expandir a diversidade linguística, proporcionando ambientes nos diversos idiomas que a empresa possui hoje em seu universo de colaboradores – uma resposta direta ao desejo de uma base de usuários diversificada”.

Com um olhar estratégico, a Concentrix planeja utilizar a solução não apenas para melhorar KPIs e engajamento da equipe, mas também como uma ferramenta para estabelecer padrões de excelência no Customer Experience (CX), estendendo os benefícios internos aos clientes e parceiros da empresa. “O metaverso é um campo promissor para nosso crescimento. Estamos prontos para explorar essa fronteira e, por meio de seus benefícios intrínsecos, elevar nossa oferta para nossos clientes e parceiros”, conclui a country manager.

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