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Melina Lass

Dbm adere ao home office

Em tempos em que o isolamento social é a principal medida para evitar a proliferação e conter a escalada do coronavírus, o setor de contact center ganha destaque por agilizar a comunicação e encurtar a distância entre as empresas e os clientes. Por isso, os colaboradores desse setor também não podem parar de trabalhar. E como as empresas estão fazendo para cuidar da saúde dos funcionários sem tirar de atividade? Na dbm contact center, que emprega cerca de 1600 colaboradores em Curitiba, no Paraná, as medidas de prevenção começaram cedo.

No dia 16 de março, já se iniciou um processo de migração para o trabalho remoto. Os primeiros a ingressarem no home office foram aqueles acima dos 50 anos e as mulheres grávidas. No decorrer da semana, a empresa foi se adaptando ao novo cenário e conseguiu mandar para casa 80% da equipe. “A virada da dbm contact center para o trabalho remoto foi muita rápida, em três dias. Nossa área de facilities ofereceu suporte para os colaboradores que não tinham uma estrutura mínima para exercer a atividade na sua residência, fornecendo os insumos necessários. E a equipe de TI também realizou uma força tarefa imensa, em curto espaço de tempo, para garantir a produtividade dos funcionários em casa”, explica Eliana Tartaglione, gerente de recursos humanos da dbm contact center.

E quem continua operando na sede da empresa também está recebendo assistência especial, para evitar a contaminação. “Esses colaboradores estão sendo assistidos pela equipe de SESMET, que está fazendo medição de febre, zelando pela limpeza do local, para que todo o ambiente seja desinfectado constantemente, além cuidar para que todos mantenham uma distância de, pelo menos, 2 metros, entre outras recomendações de prevenção”, informa Eliane. Ela acrescenta que garantir o bem-estar dos colaboradores faz parte da política de recursos humanos da dbm e está no DNA da empresa desde a fundação. “Sempre tivemos um olhar muito humano no trato com os colaboradores e, nesse momento, em especial, não poderia ser diferente. A diretoria não mediu esforços para colocar o máximo de pessoas em segurança, trabalhando nas residências, pensando também na saúde dos familiares. Nosso objetivo é evitar novas infecção e salvar vidas. Por isso, manteremos o trabalho remoto e os cuidados redobrados com nossa equipe presencial até que a pandemia esteja controlada no Brasil”, afirma.

Equipe motivada e engajada
Ficar em casa com a segurança de que está menos exposto ao risco do coronavírus não só na empresa, mas no transporte público para chegar ao trabalho, por exemplo, contribui para a motivação dos colaboradores, na opinião de Melina Lass, diretora de operações da dbm contac center. Na opinião dela, todos eles entenderam o recado das autoridades e sentem-se valorizados por fazer parte desse movimento social no Brasil que incentiva as pessoas a ficarem em casa. Em poucos dias, as redes sociais da dbm foram recebendo manifestações voluntárias dos colaboradores, que permanecem unidos nas plataformas digitais. Eles próprios criaram a hashatag #ApesarDeLongeJuntosSomos+Fortes e espalharam a mensagem por meio de vídeos feitos no novo ambiente de trabalho – ou seja, na própria residência.

“Nós apoiamos essa iniciativa e abrimos espaço nas nossas redes sociais para essas manifestações, que são espontâneas. É uma forma de manter o entrosamento, que é uma característica marcante do nosso time. Além disso, esse contato virtual, promovido pela tecnologia, ameniza os efeitos colaterais da sensação de isolamento e faz bem para a saúde mental dos nossos colaboradores. Todos nós, brasileiros, estamos passando por momentos de estresse e ansiedade, diante da insegurança provocada pelo coronavírus. Todos nós estamos tentando entender todo esse cenário desolador e pensando em quando nossa rotina poderá voltar ao normal”, finaliza Melina.

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