Estratégia vencedora
A RM Sistemas, empresa de software de gestão, vem conseguindo ótimos resultados com a estratégia de parcerias. De fevereiro a novembro de 2005, os contratos que envolveram produtos de terceiros totalizaram um volume de vendas de R$ 3,5 milhões e a expectativa para este ano é de crescimento em 30%, chegando a R$ 4,5 milhões.
Para atingir essa meta, a empresa pretende ampliar o trabalho com os parceiros, atividade que ganhou projeção a partir de 2005, com a criação da Gerência de Alianças – área responsável pela representação de produtos de parceiros da empresa. “O sucesso da área se deve à aliança com grandes empresas e à estratégia de aproximação com companhias que desenvolvem soluções verticais específicas”, conta Moacir Quadros, gerente de alianças da RM Sistemas.
Segundo ele, além de incrementar as vendas da empresa, essas parcerias têm agregado valor aos produtos da RM. “Buscamos parceiros cujos produtos possam ter um efeito sinérgico com o nosso software. Por isso, usamos como pré-requisitos básicos para uma aliança o porte da empresa, a carteira de clientes, a abrangência nacional e a maturidade do produto”. Atualmente, a companhia conta com sete parceiros que desenvolvem sistemas de automação comercial (PDV), manutenção industrial, transporte e logística, apuração do lucro real, gestão da qualidade, soluções de mobilidade e hospedagem.
Além destes parceiros, a empresa mantém alianças estratégicas com a Oracle na venda do banco de dados e com a Microsoft para a revenda da solução de CRM (Customer Relationship Management) da companhia, além do pacote Office, do Windows e banco de dados SQL Server.
O próximo passo da Gerência de Alianças será ampliar as parcerias em áreas que a RM Sistemas ainda não atua. Meta que deve ser alcançada no primeiro semestre deste ano. Estão no alvo da empresa parceiras que desenvolvam sistemas para as áreas de agronegócio, WMS (gerenciamento de estoque), e-procurement e recrutamento eletrônico, entre outras.