Integração total



As concessionárias Samurai/KIA Veículos, em Salvador (BA), necessitavam da atualização tecnológica para receber e enviar arquivos para a montadora. O programa utilizado antes não fazia a integração. Era preciso redigitar todas as informações no sistema para que estas fossem passadas para o fabricante. Como solução, a DealerNet – Ação Informática implantou nas concessionárias, em outubro último, uma solução especialmente desenvolvida para integração das concessionárias com a montadora.

 

A solução permite a importação e exportação de arquivos facilitando a comunicação entre as concessionárias e a montadora. Entre os arquivos compartilhados estão notas fiscais de entrada de peças e de entrada de veículos, cadastro de peças, atualização tabela de preços e modelos de veículos. A solução permite ainda uma integridade nos dados e maior credibilidade nos relatórios. “Esta comunicação entre as concessionárias e montadoras possibilita também maior velocidade na transmissão dos dados, otimizando o tempo dos funcionários”, diz Alan Fernandes, gerente da área de integração da DealerNet.

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Uma associação entre MobiOn Tecnologia e PSystem Software, empresas de Curitiba (PR), resultou no MobiOn Connect, sistema que integra dispositivos móveis a todas aplicações e processos existentes nos diversos sistemas internos de uma empresa. A partir de dispositivos como celulares, smartphones, coletores ou PDAs, é possível acessar funcionalidades de ERP, CRM, BI, ECM e outros sistemas para executar transações como consultas, cadastros, relatórios, aprovações, bem como interagir com módulos e processos.


“O MobiOn Connect não necessita de qualquer sistema transacional paralelo, integrando-se diretamente com os sistemas existentes por meio de conectores baseados em padrões”, explica o executivo José Manuel Catarino Barbosa, CEO da MobiOn, empresa criada pela MobiOn Tecnologia e a Psystem Software para atuar no desenvolvimento e comercialização do produto.


O MobiOn Connect utiliza um motor de integração entre os aplicativos empresariais desenvolvido 100% em SOA (Service Oriented Architecture). Denominado MobiOn Infinitri, ele pode ser instalado junto aos sistemas internos de uma empresa ou em um Datacenter, em prazos muito curtos e de forma descomplicada. A solução é indicada para uso em ambientes de integração que possam envolver grandes volumes de dados, com alto nível de segurança, integridade, persistência e velocidade.


Obedecendo os padrões SOA (Service Oriented Architecture), ESB (Enterprise Service Bus), BPM (Business Process Modeling) e EAI (Enterprise Application Integratio), o MobiOn Infinitri se conecta a qualquer aplicativo a partir de serviços, APIs, protocolos XML, webservices, conectores, além de outros padrões. É um sistema não intrusivo, não exigindo qualquer alteração nas estruturas dos sistemas com que ele se integra.

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A partir de maio, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) terá disponível uma infra-estrutura de transmissão de dados, voz e imagens, integrando todas as unidades regionais em um único sistema. O projeto, que recebeu investimentos de cerca de R$ 2 milhões, foi desenvolvido pela 3Com em parceria com a integradora Redisul.

Para promover a interligação dos 28 pontos PABX da Rede Sebrae, distribuídos por cada capital dos estados brasileiros e no Distrito Federal, o projeto prevê o upgrade dos roteadores e a instalação da plataforma de Telefonia IP 3Com VCX. A solução é composta de Media Gateways com interfaces E1 ou FXS que, por sua vez, se conectam à rede por roteadores 3Com da família 5000 e 6000 e por switches que garantem a qualidade de serviço. Os servidores de telefonia IP VCX V7000 baseados na arquitetura de Softswitch, serão instalados nas unidades do Sebrae Nacional e Sebrae São Paulo, provendo alta disponibilidade dos serviços.

Junto com os servidores, foram adquiridas as funcionalidades de processamento e relatório de chamadas, software de gerenciamento baseado na plataforma EMS – Enterprise Management System e auto-atendimento. Além disso, o servidor tem a capacidade de agregar a solução de Unified Messaging, uma ferramenta que unifica correio de voz e correio eletrônico.

De acordo com o gerente regional da Redisul, Clístenes Augusto de Paula, a instituição buscava melhorar o tráfego entre os Sebraes por meio da reestruturação da Rede WAN e, ao mesmo tempo, diminuir o custo de interurbanos. “Nossa meta era integrar todas as unidades federativas e promover qualidade de serviço nos tráfegos de rede com uma solução convergente de abrangência nacional, incluindo o diferencial do tráfego de imagem, além de dados e voz”, afirma Clístenes.

“A solução atende a demanda pela transmissão de imagens em nível nacional e de um acesso único à Internet, utilizando a rede interna do Sebrae, ao invés da rede pública. Após a finalização do projeto, teremos a total integração em uma forma segura de trocar dados corporativos”, explica Lauro Crispim, consultor técnico do Sebrae.

Atualmente, o projeto se encontra em fase de testes de configuração dos laboratórios e treinamento da equipe. A próxima etapa será preparar as duas unidades de concentração da Rede Sebrae: Nacional, que liga as regionais do Nordeste, Norte e Centro-Oeste; e São Paulo, que liga as regionais do Sul e Sudeste.

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Para manter a segurança nos serviços prestados há mais de 17 anos no Sul do Brasil, prezando pelo patrimônio dos clientes que aporta todos os dias nos mais diversos lugares do Brasil, a Litoral, companhia de operação portuária, resolveu investir em tecnologia. A empresa adquiriu cinco módulos do software de gestão Logix, da Logocenter, empresa que pertence ao grupo latino-americano de desenvolvimento de software TOTVS.

Com sede em São Francisco do Sul, e filial na cidade de Itajaí, a Litoral tinha como fatores críticos a serem sanados a necessidade de melhoria no sistema – bastante ultrapassado -, além de integração total sobre os processos.

O projeto de TI da Litoral também tem como meta tornar eficaz seu plano de atendimento cada vez mais personalizado. A idéia é privilegiar a cultura e as reais necessidades dos clientes, planejando e realizando cada uma das etapas da operação portuária de maneira unificada. “Esperamos melhorar nossos processos administrativos e operacionais, dando por meio do Logix um salto tecnológico que nos permita integrar melhor os processos da organização, além de balancear as ações entre porto e agência”, explica Olíndio Mafra, Gerente Administrativo e Financeiro da marca Litoral.

O processo de venda, segundo ele, foi longo, mas a escolha do Logix foi acertada. “Quando resolvemos implantar um ERP, escolhemos o Logix por ser, em nosso entendimento, o melhor sistema para as atividades portuárias, além do alto grau de conhecimento da empresa de software sobre nosso negócio”, explicou Mafra. Resultado de um investimento de R$ 200 mil, o Logix rodará em plataformas Informix e Linux. Mafra estima que a economia gerada para a Litoral com a implantação do sistema será de 20% a 30%.

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A possibilidade de integrar em um único banco de dados as informações relativas aos seus mais de 700 colaboradores levou a Caixa Seguros a escolher e implementar a solução da goiana LG Informática, empresa especializada em software para gestão de recursos humanos. Além de otimizar o cadastramento e a folha de pagamento, a empresa necessitava gerar relatórios detalhados para o acompanhamento e análise dos diferentes eventos que causam impacto nas despesas com pessoal. “Nosso principal objetivo, desde o início, era estabelecer uma parceria duradoura com um único fornecedor, que nos garantisse uma solução completa”, afirma Denise Dantas Nardeli Pinto, gerente de RH da Caixa Seguros.
Embora contasse com uma estrutura de RH bastante organizada e com processos bem definidos, a Caixa Seguros sentia falta de uma ferramenta para gerenciar os processos de maneira mais ágil e sem perda de dados. “A aquisição do FPw Folha de Pagamento e do Portal RH, ocorrida há cerca de seis meses, vem auxiliando na consolidação destas informações, além de possibilitar a oferta de serviços de RH de maneira mais rápida e prática, via Internet”, revela Marcello Porto, gerente comercial da LG-GO. Além destes dois produtos, a empresa está adquirindo, gradativamente, as demais soluções da LG, como o FPw Cargos e Salários, FPw Benefícios e FPw Medicina e Segurança do Trabalho.
A implementação do FPw Folha de Pagamento e do Portal RH, em conjunto, permitiu à empresa a eliminação de alguns controles paralelos que antes eram feitos fora do sistema. “Ainda estamos em processo de ajuste quanto à troca de arquivos com fornecedores, como por exemplo de tickets, planos de saúde e de previdência. Porém, vamos vencendo etapas a cada mês”, comemora Denise.
Entre as inúmeras vantagens oferecidas pelo Portal, que disponibiliza serviços de auto-atendimento proporcionando aos funcionários o acesso a diversos tipos de informações, como demonstrativo de pagamento, consulta e alteração da ficha cadastral do funcionário, dependentes e pensionistas, solicitação de férias, emissão de comprovantes de rendimento e várias outras consultas, a executiva destaca a eliminação da impressão e distribuição do contra-cheque em papel, que foi substituído pela informação virtual.
Para 2005, a Caixa Seguros planeja a melhoria contínua nas rotinas de RH da empresa, com a ajuda da LG Informática. “Estamos adquirindo e implantando outros módulos paulatinamente, para que possamos testar e validar cada um deles. A intenção é eliminar qualquer controle paralelo no que se refere à gestão de recursos humanos”, conclui a executiva. A empresa pretende também investir no treinamento da equipe responsável pela folha de pagamento para que todos estejam aptos a utilizar todos os recursos disponíveis no novo sistema.

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A Pires, companhia do setor de serviços, investiu em tecnologia de ponta e atualizou o seu parque de hardware e software, para oferecer mais agilidade, segurança e facilidade aos clientes. O projeto de inovação do parque tecnológico começou há aproximadamente um ano e o investimento até o momento foi da ordem de 3 milhões de reais. Nessa primeira etapa, a Pires implantou o sistema de gestão (ERP) denominado Sistema Integrado Pires (SIP), desenvolvido pela SysWorks, empresa especializada em soluções de TI. Além disso, a companhia comprou a solução de Banco de Dados da Oracle e investiu fortemente na Infra-Estrutura tecnológica de hardware e em rede de informação.
O SIP é responsável pelo gerenciamento das 14 unidades, cerca de 18 mil funcionários e mais de 1.000 clientes. A solução engloba e integra todas as áreas da empresa: RH, Comercial, Financeiro, Faturamento, Operacional, entre outras, a fim de unificar e processar as informações que permitem desde a emissão da folha de pagamento até a geração de relatórios. O SIP agrega também o recurso de Business Intelligence (BI) que possibilita aos gestores facilidade para extração de informação e tomada de decisões gerenciais e estratégicas.
“Os principais resultados obtidos com o SIP são integração total entre todas as áreas da companhia, consolidação das informações em tempo real, maior agilidade dos processos e transparência das informações. O sistema é um facilitador do trabalho e dá dinamismo através das informações e dos relatórios gerados, mas principalmente, permite que nos dediquemos mais aos recursos humanos, ou seja, na capacitação dos nossos profissionais e, por conseqüência, no atendimento aos nossos clientes”, afirma o diretor geral da Empresas Pires, Carlos Akira Sato.
Mas o projeto de TI não pára por aí, a Pires quer voar mais alto. Ela está desenvolvendo novos recursos e ferramentas para o SIP que irão beneficiar ainda mais os seus clientes como Portal de Serviços, Business Performance Management (BPM), entre outras. E querem também, num futuro bem próximo, em conjunto com a SysWorks – passar a oferecer novos serviços em tecnologia através de uma das suas empresas – a Pires Technologies.

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