KWF protege contra ataques externos

0
3

O novo Kerio VPN Client permite acesso remoto, completo e irrestrito a usuários e filiais. “Não há ajustes a serem definidos no Kerio VPN Client, o que limita a possibilidade de erros do gerente da rede” diz Alexandre Dias, diretor técnico da Kerio Brasil. “Essencialmente, este novo conceito, significa menor administração e pouca manutenção” ressalta Dias. Além de prover acesso VPN para usuários remotos, o Kerio WinRoute Firewall6 pode conectar dois ou mais escritórios, de forma segura através de um túnel server-to-server sobre a Internet.
O Kerio WinRoute Firewall6 possui versão integrada com Antivírus McAfee, que pode ser usada como um antivírus gateway e varrer todas as mensagens de correio eletrônico que entrem e que saem da rede, enquanto que o filtro de web varre com antivírus os downloads.
Outra novidade é o filtro de conexão P2P Eliminator (peer-to-peer), que usa um avançado método de estatística para detectar tentativas de aplicativos de compartilhamento de arquivos, tais como; o Kazaa ou eDonkey. “O Kazaa, quando desconfigurado, é um problema crítico de segurança. É fácil um usuário por desatenção, compartilhar seus dados e, conseqüentemente, expor sua empresa a ataques, vírus e principalmente deixa-la aberta para qualquer usuário de Internet”, comenta Alexandre Dias.
O Kerio WinRoute Firewall6 é o único firewall certificado para Windows 2000/XP/2003 pela ICSA Labs, que testou e concluiu que o KWF6 oferece regras detalhadas para inspeção de pacotes, desde o nível mais baixo (driver e bits), até pacotes do tráfego de entrada e saída. O Kerio WinRoute Firewall6 está sendo comercializado com pacotes a partir de 10 usuários. Os preços para usuário final são de U$ 399 e U$499 com o antivírus McAfee integrado. Ambos possuem o Kerio VPN client incluso. Uma proteção opcional para navegar na internet é o ISS Orange Web Filter, o pacote para 10 usuários custa $249.
O software está disponível para avaliação gratuita, com duração de trinta dias. Vale lembrar que nesse período o usuário tem direito a suporte técnico por e-mail, chat ou telefone, também gratuito.
Kerio VPN Servidor e Cliente
O Kerio VPN foi criado em base segura SSL, onde podem ser feitas VPN de cliente-servidor e de servidor-servidor, permitindo acesso de filiais e usuários remotos a rede interna.

Proteção de antivírus

Kerio WinRoute Firewall tem como opções a integração com o antivírus McAfee ou com a maioria dos antivírus do mercado, varrendo todo o tráfego de e-mail, Web, FTP, etc.

Proteção de navegação

O ISS Orange Web Filter, quando integrado ao KWF, habilita a opção de bloquear o acesso a 58 categorias de sites, tendo como base o conteúdo dos sites. Reduzindo assim, o uso desnecessário da conexão a internet.
Filtro de conteúdo

O Kerio WinRoute Firewall6 oferece uma grande variedade de filtros de conteúdo. O P2P Eliminator detecta e bloqueia automaticamente conexões ponto-a-ponto como Kazaa e outras. Ele filtra arquivos que podem ser perigosos ou inúteis ao trabalho como MP3, exe, PIF, C etc. Com o filtro de http, o firewall pode bloquear também qualquer tela pop-up.

Gerenciamento de acesso por usuário

Cada usuário dentro de sua rede pode ser obrigado a se identificar – “login” – no Kerio WinRoute Firewall6 antes de se conectar a Internet. Isto permite uma restrição segura com políticas de acesso aplicadas ao usuário, IP, intervalo de tempo, e muitos outros.
Todos os usuários da rede podem ser obrigados a efetuar conexão “log in” no Kerio WinRoute Firewall6, antes de conectarem a Internet. Isto permite uma restrição segura, com políticas de acesso aplicadas por usuário, IP, intervalo de tempo e muitas outras.

Compartilhamento rápido a Internet

O Kerio Winroute Firewall6 suporta variadas conexões com a Internet, como: DSL, cable modens, ISDN, satélite, dial-up ou wireless. Permitindo ao Kerio Winroute Firewall6 trabalhar com qualquer tamanho de rede, com usuários em qualquer localidade. Os usuários podem compartilhar um ponto de internet com contingência para uma conexão de backup.

Suporte a VoIP e UpnP

O Kerio WinRoute Firewall6 suporta os protocolos H.323 e SIP, que eliminam a necessidade de abrir a rede para internet para usar uma infraestrutura VoIP. Também tem integrado a tecnologia UPnP que permite o uso imediato de programas como MSN Messenger, sem nenhuma configuração adicional no firewall.

Administração, alertas e estatísticas

O console de administração pode ser instalado remotamente, permitindo uma configuração segura de qualquer lugar da rede ou pela internet. Todos os eventos importantes, são reportados ao administrador por e-mail. Gráficos e tabelas ajudam o administrador a localizar e resolver problemas ou uso indevido do link da internet.

Administração remota

Todas as configurações, gerenciamento de usuários e regras de segurança são administradas pelo Kerio Administration Console, que pode ser instalado no mesmo computador onde está instalado o firewall ou em qualquer outro computador remoto. A comunicação entre o firewall e o console, instalado local ou remotamente, é criptografada.

Alerta por e-mail

O Kerio WinRoute Firewall ajuda administradores de rede a localizarem eventos críticos, como falhas de conexão a Internet, excessos na cota de tráfego por usuário, detecção de vírus ou expiração de licenças.

O administrador pode programar o recebimento de um e-mail avisando toda vez que acontecer um destes problemas.

Estatísticas e gráficos de tráfego

Estatísticas exatas ajudam o administrador a localizar maus hábitos de usuários no uso da internet, conseguindo assim, resolver os problemas com esta base.
O produto oferece um histograma completo e detalhado de cada usuário e de toda a rede. O administrador pode visualizar gráficos de tráfego por períodos de 2 horas, um dia, uma semana ou 1 mês.
O KWF6 mostra estatísticas do tráfego on line, por protocolo ou tipo de uso como: HTTP, FTP, e-mail, streamed multimedia protocols, rede ponto-a-ponto ou proxy.
Quando o ISS Orange Web Filter está funcionando, o Kerio WinRoute Firewall6 pode mostrar a distribuição de páginas visitadas por usuário ou por organização.