O poder do networking

Todos sabem que para o sucesso em qualquer carreira, principalmente nas posições de liderança e alta gestão, é fundamental manter um bom relacionamento interno, externo e, além de tudo, construir uma boa rede de contatos. Mas qual é de fato a importância desse processo? De acordo com Gustavo Costa e Alexia Franco, sócios-fundadores da consultoria executiva Unique Group, os executivos que criam uma boa rede de contatos acabam se tornando profissionais ainda mais completos, com conexões mais rápidas e eficientes, tanto para eles quanto para as empresa onde atuam.
O networking pode ser dividido em duas partes: o interno que consiste na construção de uma rede de contatos dentro da empresa onde o profissional trabalha, e o externo formado pelas conexões de fora da organização. Segundo os sócios, o interno é importante por dar uma visão geral de tudo o que acontece na empresa. Se, por exemplo, o profissional conhece pessoas de todos os setores, logo ele tem a oportunidade de saber o que acontece em cada um deles. E assim também funciona com o, que permite ao profissional uma visão mais ampla sobre o mercado e suas oportunidades, seja de emprego ou negócios.
Isso porque um networking bem feito deve ter como base a construção contínua da imagem do profissional tanto dentro como fora da empresa, incluindo as empresas concorrentes, muitas vezes vistas, erroneamente, como inimigas: “Em alguns casos, o  profissional se volta, única e exclusivamente, para dentro da empresa, o que é um grande erro. É fundamental saber o que acontece dentro e fora da corporação porque o mercado está em movimento constante”, explica Alexia Franco.
“Mesmo que o profissional não trabalhe na área comercial, quando ele tem um bom networking, se torna também um captador de talentos negócios, agregando ainda mais para a corporação onde trabalha”, disse Gustavo Costa, destacando que é muito importante na construção do networking manter um contato constante com a rede de contatos e não apenas quando precisa de uma vaga de emprego, de uma indicação, de uma parceria ou de um benefício.  Assim constrói uma imagem positiva de si próprio como da empresa que representa pois o networking deve ser visto, sempre, como a construção da imagem de ambos, em paralelo.

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O poder do networking

Autor: José Jarbas
Qualquer pessoa que busque “eventos de networking” no Google não encontrará dados numéricos que dimensione o quanto esta tática de relações públicas é difundida em quase todas (se não todas) as culturas mundo afora. Eu pelo menos não achei nada expressivo. O que impressiona, entretanto, é a quantidade de artigos, textos e informações que dão dicas sobre como ser bem sucedido em eventos desta natureza, desde regras do que não fazer a detalhes importantes para garantir a organização de um evento memorável. 
Fato é que ainda que o ambiente digital tenha  aproximado pessoas de diversos lugares do mundo, e possibilitado que interesseiros e interessados se encontrem em conversas, cursos e encontros para os mais diferentes fins, eventos presenciais ainda são extremamente importantes tanto para quem está começando quanto para quem já surfou diversas ondas on e offline. 
Construir uma rede de contatos profissionais é um dos recursos mais importantes que uma pessoa pode desenvolver. Claro que, hoje em dia, sistemas como o LinkedIn nos ajudam a organizar, gerenciar e armazenar tudo o que antes ficava guardado em porta cartões, mas para quem não sabe usufruir das redes sociais, o incrível Linkedin acaba não sendo mais do que um banco de dados. Networking, como qualquer negócio, deve ser orgânico, vivo e dinâmico; deve constituir alianças estratégicas em um fluxo contínuo e bidirecional. Algumas consultorias consideram que networkings sejam redes de apoio, eu as considero redes de alto valor.  
Antes declarado pejorativo, o QI (quem indica) é hoje tão bem-visto dentro das empresas, que muitas estão dando prioridade às recomendações dos seus funcionários, oferecendo, inclusive, bônus àqueles que fizerem indicações bem-sucedidas. Entre colegas de faculdade e pós-graduação, membros de grupos de estudos e amigos de infância, muitas recomendações são fruto de eventos de relacionamento. E exatamente por isso as organizações incentivam que seus colaboradores participem de encontros de networking, uma prática que além de ajudar a empresa a crescer, faz com que todos saiam ganhando. 
A disponibilidade de tempo, entretanto, é um fator impeditivo para muitos profissionais. Exatamente por isso, dentre as modalidades de eventos de networking a que mais tem crescido é o meet up, encontros informais que são praxe no Vale do Silício, por exemplo. Há, inclusive, uma rede social homônima com o mesmo intuito: estimular e revitalizar o encontro de pessoas e/ou grupos em torno de um assunto comum. 
Ainda que muitos dos grupos e encontros promovidos na rede social ainda sejam atividades locais, alguns, como o Socl Day, possibilitam que pessoas de outras cidades ou mesmo países participem ativamente da discussão por meio da exibição livestream ou hangouts, como está previsto para a edição deste ano do evento. 
Independentemente da plataforma utilizada, a possibilidade de compartilhar conhecimento e criar um novo círculo de potenciais amigos, clientes, funcionários ou parceiros de negócios é imensa. Afinal, tal como ocorre em ambientes digitais, relacionamentos estratégicos se tornaram a base do sucesso dos negócios. E o debate, um dos verdadeiros propulsores da inovação e da criação de valor, deve ser sempre estimulado por meio dessas redes, fomentado dentro de cada grupo.
José Jarbas é CEO da

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O poder do networking



Executivos e líderes empresariais bem-sucedidos sempre apontam a habilidade de fazer networking como uma das mais poderosas ferramentas para o sucesso profissional. No livro O Poder do Networking, da Editora Prumo, que sai pelo selo Informação, o escritor americano Tommy Spaulding vai além e ensina a desenvolver relacionamentos estruturados, autênticos e duradouros, com o intuito de melhorar a vida e impulsionar a carreira dos leitores.


O Poder do Networking surgiu da influência recebida por Tommy Spaulding do escritor Dale Carnegie e seu livro Como fazer amigos e influenciar pessoas, publicado há mais de 65 anos e que vendeu mais de 15 milhões de exemplares. Spaulding recebeu de seu pai um exemplar da obra de Carnegie, que rapidamente se tornou seu guia para desenvolver habilidades de relacionamento.


Ele se transformou em um líder em sua escola e em sua comunidade. Seus horizontes se expandiram acentuadamente quando viajou pelo mundo como parte do elenco e, posteriormente, CEO da Up with People. A cada passo do caminho, Tommy confirmava que o segredo para atingir o pleno potencial na vida é se beneficiar do apoio, dos insights e da influência das outras pessoas. Ninguém chega ao sucesso sozinho. Precisamos da ajuda dos outros.


Neste livro Spaulding eleva a filosofia clássica de Dale Carnegie para um nível mais alto e propõe a criação de relações duradouras, que vão muito além de meros contatos superficiais, mostrando que a dedicação aos traz muitos beneficios. Aclamado como o Carnegie do século XXI, o autor elabora novas teorias, estabelece nove características para um que os relacionamentos sejam contatos sólidos e propõe uma escala para as relações que já temos e como podemos construir, ampliar e solidificar nossos contatos.


 


Ficha Técnica:
Título: O Poder do Networking
Autor: Tommy Spaulding
Editora: Prumo
Número de páginas: 384
Preço: R$ 45,90  

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