Pointer e Cisco Systems fornecem estrutura para comunicação de dados

0
9

A empresa especializada em meio de acesso wireless para provedores, Pointer Networks, e Cisco Systems irão fornecer meio de acesso à rede em banda larga por radiodifusão para aeroportos, centro de convenções, hotéis e setor médico-hospitalar. “A intenção é oferecer estrutura de comunicação de dados que permita a essas companhias desenvolver aplicações para uso interno e para oferecer novos serviços a seus clientes”, afirma o CEO da Pointer Networks, Roberto Ugolini Neto.

As empresas trouxeram para o Brasil o sistema de comunicação wireless fornecido pela Cisco em projetos semelhantes adotados em vários segmentos corporativos dos Estados Unidos e da Europa. A Pointer vai instalar estrutura de rede utilizando os equipamentos Wi-Fi IEEE 802.11, da série Cisco Aironet 350, para rede remota (WAN – wide area network) e local (LAN – local area network).

A solução oferecida pela Pointer-Cisco promove transmissão de dados multiponto por radiodifusão, pelo protocolo IP, dentro da faixa de freqüência de 2,4 gigahertz. Inicialmente, os usuários terão conexão de 11 megabits por segundo, quase duzentas vezes mais rápida do que a tradicional Internet discada e até 65 vezes mais do que tecnologias de broadband pela linha telefônica como RDSI e ADSL. O serviço oferecerá posteriormente upgrade automático, dentro da faixa de freqüência de 5,6 gigahertz , que irá ampliar a velocidade de rede para 56 megabits por segundo.

Sem informar o valor do contrato, a Pointer Networks espera mais do que dobrar o volume de negócios. A empresa estima que a base de usuários deverá passar dos atuais dois mil para cinco mil no primeiro ano de parceria.