Uso de VoIP continuará crescendo

0
1


Apesar da redução de 0,5% nas tarifas da Telemar e 0,4% na Telesp, Brasil Telecom, CTBC e Sercomtel, a telefonia fixa registra alta de 118%, desde as privatizações das operadoras, ocorrida em 1998. Isso vem de encontro com o que pensa Orli Machado, presidente da CMSW Telecom. O executivo acredita que a telefonia IP continuará crescendo entre as empresas que buscam a diminuição de custos com telefonia.

Para o empresário, investimentos como a utilização de servidores POP e a ampliação dos serviços oferecidos principalmente às empresas, tendem a uma migração para a telefonia sobre Internet. “A economia pode chegar a 90% no caso de ligações internacionais e essa vantagem é largamente utilizada em empresas que possuem operações e contatos fora do país”, destaca Machado.

A CMSW Telecom iniciou as operações em maio de 2005, e já conta com mais de 220 mil assinantes. Entre os serviços que oferece, a operadora dispõe do erme.Desktop, que reúne ferramentas como telefone VoIP, agenda virtual, envio de mensagens e compromissos via SMS, teleconferência e compartilhamento de arquivos pela rede. São tarifadas somente as ligações feitas de telefone VoIP para telefonia fixa ou móvel. Chamadas dentro do ambiente VoIP, bem como o download do erme.Desktop (www.erme.com.br), são gratuitos. Este ano, a operadora espera crescer cerca de 54%, em número de usuários.