VolP, a bola da vez

0
2

Após anos de promoção, VoIP passou de uma tecnologia emergente para uma solução empresarial viável. Tanto é que vem conquistando acelerada adoção no meio corporativo. Segundo a IDC, a previsão é que, entre as atividades comerciais nos EUA, o mercado de serviços hospedados de voz sobre IP chegue perto dos US$ 60 milhões ao final deste ano. E a expectativa é que este segmento tenha uma taxa de crescimento anual de 282%, atingindo os US$ 7,6 bilhões em 2008.

O segmento de VoIP que apresenta crescimento mais acelerado é o de serviços hospedados de voz sobre IP para clientes corporativos. Vale ressaltar que esses serviços são fundamentalmente diferentes de PBXs, uma vez que as despesas com ativos fixos são evitadas, contratos da manutenção são desnecessários, e a gestão é terceirizada inteiramente a um local centralizado e seguro. Além disso, o cliente tem a garantia do acesso imediato aos mais recentes upgrades tanto em hardware quanto em software.

“A IDC acredita que o mercado corporativo está em plena maturidade para a adoção de VoIP, bem como para as características e funcionalidades que os serviços prometem”, diz William Stofega, analista sênior de pesquisa de Serviços de VoIP, complementando que, “para evitar as guerras de preços que dizimaram outros serviços empresariais e eventuais prejuízos para os fabricantes de IP PBX, as operadoras estão começando a oferecer serviços hospedados de IP aos clientes corporativos”.