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Divisor de águas – O mercado, antes e depois do Grupo CSU

Em 1992, nasceu a CSU CardSystem com a missão de viailizar às instituições financeiras, o lançamento de cartões de crédito com bandeiras e gestão próprias. O novo serviço, que permitiu aos bancos sem investimento e com uma estrutura enxuta lançar seu próprio cartão em 90 dias, revolucionou o mercado e abrir um novo front no cenário econômico. Em poucos anos, a CSU conquistou vários clientes e consolidou um projeto empresarial. O rol de serviços ofertado, seguindo um modelo full service, cobria todas as fases envolvidas na gestão de cartões como administração, controle, gestão de processos, fulfillment, atendimento ao cliente, análise de crédito, cobrança e prevenção de risco.
“A visão empresarial foi fundamental”, justifica o diretor José A. C. de Carvalho. O mercado, que na época se concentrava em cinco emissoras de cartões, hoje é formado por mais de 50 empresas, entre as instituições financeiras. “Foi uma proposta que revolucionou os meios de pagamento no Brasil”, aposta.
A internacionalização da empresa aconteceu em 1997 a partir da fusão com a Upsi Informática e, pouco depois, ganhou uma nova composição acionária, com a entrada de investidores internacionais como a Advent International, Perez Companc e Advent Brasil. Seu fundador, Marcos Ribeiro Leite, continou mantendo o controle da empresa (51%) e sua presidência.
Avaliada pelos resultados, a empresa encerrou a década de 90 consolidada. Ela fechou o ano 2000 administrando uma carteira de 4,2 milhões de cartões. Foram registradas 5 milhões de ligações atendidas, 500 posições de atendimento, 3,5 milhões de contatos entre crédito e cobrança e 1,2 milhões de contas fidelizadas. Entre os reconhecimentos, a empresa ganhou vários prêmios como de “Empresa da Década”, oferecido pela Gazeta Mercantil, e o MarketingBest do Século, pela FGV, Madia e Editora Referência.
Para consolidar o crescimento, em 2000 Marcos Ribeiro Leite decidiu, identificando novas oportunidades em mercados de alto potencial de crescimento, transformar algumas áreas em unidades de negócios, criando o Grupo CSU. Foram criadas então a CSU CardSystem, origem do grupo e especializada na gestão de meios eletrônicos de pagamento, a CSU TeleSystem, especializada na prestação de serviços terceirizados de call center e telemarketing, a CSU Credit&Risk, especializada no ciclo de crédito e cobrança, e, pouco depois, a MarketSystem, com foco em gestão e operacionalização de programas de marketing de relacionamento e fidelização.
Os resultados desta postura ousada não demoraram a refletir no negócio. Ano passado, ao completar 10 anos, todas as empresas apresentaram crescimento expressivo, o que acabou levando-a a considerar o melhor ano de sua história. A CSU CardSystem registrou crescimento de 40% em relação a 2001, chegando a atingir 9 milhões de cartões administrados. A CSU TeleSystem ampliou em 300% o volume de ligações, atingindo mais de 50 milhões de ligações. E a CSU Credit&Risk cresceu 500%, com mais de 30 milhões de contatos de cobrança efetuados. Apenas no primeiro semestre daquele ano, o Grupo contratou mais de 1.500 pessoas, chegando a 3.500 funcionários e ampliou sua atuação geográfica, com sete unidades espalhados pelo Brasil e exterior.
Na carteira de clientes, o Grupo passou a contabilizar as maiores corporações nacionais e internacionais e foi apontada como a companhia com melhor performance comercial do setor, mantendo uma grande e variada base de clientes sem concentração ou dependências.

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