Eric Baravelli, diretor de experiência do cliente da Contabilizei

A capacidade resolutiva em jornadas de múltiplos e distintos públicos

Diretor da Contabilizei descreve os caminhos permitem à startup avançar descomplicando a vida do pequeno empreendedor

Já se tornou lugar comum constatar, no Brasil, os altos gastos e o tempo perdido com burocracia para gestão tributária e fiscal. No mundo dos micro e pequenos empresários, esse drama não só existe como traz o agravante de afastar o empreendedor das atividades fins que podem fazer o negócio efetivamente prosperar. Nesse cenário, às vésperas de completar 10 anos, a Contabilizei já reúne cerca de 50 mil clientes e se esmera na cultura de CX em múltiplas jornadas. A startup nasceu justamente como plataforma digital voltada para descomplicar o dia a dia dos empreendedores de menor porte dentro do complexo regramento do mundo contábil. Avançando na cultura de multicanalidade que se pretende fluida e resolutiva tanto no digital como no fator humano, a companhia vem diversificando e adaptando o conjunto de ferramentas e serviços aos vários perfis do público. Detalhando esse quadro, Eric Baravelli, diretor de experiência do cliente da Contabilizei, participou, hoje (18), da 628ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Reforçando, de início, o fato de que a organização nasceu com a missão de simplificar a vida dos empreendedores, Eric ressaltou as inúmeras regras e exigências burocráticas que demandam preocupações, tirando, muitas vezes, a atenção do empreendedor sobre o foco no negócio em si. Dessa forma, toda a experiência que a Contabilizei vem construindo para os clientes, com as soluções e a maneira como se relaciona, está voltado para descomplicar o dia a dia do micro e pequeno empresário.

“Como estamos muito concentrados em oferecer qualidade permanente na jornada dos nossos clientes, temos consciência que o cuidado com a experiência dos contratantes não é a preocupação de apenas uma área específica. A companhia como um todo está conectada com esse propósito, cumprindo nossa missão por meio de suporte rápido e resolutivo para em todos os pontos de interação.”

Ele explica que, por meio de tecnologia e know how, a Contabilizei cuida das questões contábeis, fiscais e outras, deixando ao empreendedor a tranquilidade e energia para se concentrar em seu core business. Ao ser indagado sobre o jogo de cintura da Contabilizei para se adaptar com desenvoltura aos vários perfis de clientes a que atende, em distintos segmentos, o diretor respondeu que, ao longo do tempo, a organização veio cobrindo com soluções específicas cada necessidade específica. Esse caminho levou a empresa a conseguir adequar produtos e maneiras de suporte de forma o mais personalizada possível. “Hoje, quando se olha para o portfólio da Contabilizei, percebe-se diferentes produtos que respondem a necessidades de públicos diversos. E isso envolve flexibilizar, com maior ou menor autonomia o uso de nossos recursos e serviços, criando também rotinas que sejam comuns a diversos públicos da base, usufruindo de uma mesma solução. Além de diversidade de canais de interação que cubram toda essa variedade de relacionamento. De maneira geral queremos gerar confiança permanente, algo fundamental para nosso negócio.”

Depois de explicar um pouco mais da complexidade que envolve os processos de desburocratização oferecidos pela empresa, Eric comentou sobre o quanto é desafiador entender, com a profundidade possível, o funcionamento e finalidades do empreendimento do contratante. Segundo ele, isso facilita a conexão com o cliente e a compreensão da jornada, de maneira a poder oferecer soluções diretas e eficazes. Isso se desenvolve lidando com pessoas que têm maior ou menor intimidade com a gama de possibilidades tecnológicas disponibilizadas pela startup. O que leva em conta, também, o processo de evolução do próprio cliente no uso dessas ferramentas que descomplicam o cumprimento das obrigações. “A jornada é desenhada para soluções imediatas e progride de forma a acompanhar a própria mudança de perfil do cliente”, afirmou o executivo, detalhando, na sequência, que a empresa responde ao desafio de educar o cliente com o fornecimento de conteúdo e apoio humano.

Questionado sobre a importância do digital, Eric pontuou que a jornada é sempre do contratante e não da empresa, reforçando que a startup nasceu porque os empreendedores sentiam muita dificuldade nas experiências que vinham obtendo na realidade antiga. “De qualquer forma, a digitalização tem que acontecer de uma maneira fluida e natural na vida do micro e pequeno empresário. Essa é uma visão que sustentamos com clareza, sabendo que a experiência on-line ou humanizada é uma questão de conveniência e entrega de valor.” Ainda houve tempo para o diretor debater um pouco sobre o nível de maturidade em relação à realidade figital no mercado, os diversos tipos de suporte em abertura de empresas, cadeias de valor com times específicos, o projeto de multicanalidade e as estratégias de proximidade com os clientes, entre muitos outros temas.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 627 lives realizadas desde março de 2020. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (19), com o convidado Guilherme Weigert, CEO da Conexa Saúde, que abordará a aposta em inovação para consolidar saúde digital; e, encerrando a semana, o Sextou tratará do tema “Comportamento: O que esperar do consumidor brasileiro para 2023?”, no debate que reunirá Patrícia Prates, diretora de marketing do Rappi Brasil, Fernando Baialuna, diretor gfkconsult para América Latina da GfK e Alessandro Cogliatti, diretor de experiência do cliente da SulAmérica.

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