Ferramenta também gerou 900% a mais de open rate do que outros métodos tradicionais e aumentou a participação na autocontratação digital do banco em 12%
O Agibank informou que a taxa de abertura da oferta de contratação do cartão benefício consignado via WhatsApp cresceu 900% em relação aos métodos tradicionais – como mensagem SMS, por exemplo – e gerou dez vezes mais conversão de contratos. A iniciativa também aumentou a participação na autocontratação digital do banco em 12%. Além disso, como os consultores não precisam ser envolvidos durante esse processo, é possível otimizar o tempo deles com o atendimento de outros clientes que vão até as lojas para contratar outros produtos ou, até mesmo, o próprio Cartão Benefício Consignado
Conforme explicou Matheus Girardi, diretor de clientes e produtos do Agibank, em setembro do ano passado, aposentados e pensionistas do INSS, trabalhadores com carteira assinada e servidores público foram surpreendidos com o aumento de 5% na margem consignável com a liberação de uma nova modalidade de crédito: um cartão benefício, que funciona como o cartão de crédito consignado, com desconto direto da folha de pagamento. E que se diferencia por, obrigatoriamente, oferecer auxílio funeral e seguro de vida no valor mínimo de R$ 2.000 cada e descontos em redes de farmácias conveniadas.
“Fundado com o propósito de democratizar o acesso dos brasileiros aos serviços financeiros e digitais, o Agibank tem como mercado endereçável pessoas que não são atendidas satisfatoriamente pelas grandes instituições. São indivíduos com carteira assinada e menor renda — que representam 114 milhões de pessoas no país”, detalhou o executivo.
Nesse sentido, na explicação de Matheus, “como existe um grande volume de clientes aptos a contratar o cartão Benefício Consignado, era necessário criar uma solução mais eficiente para conseguir atender a demanda e da melhor forma possível. O desafio era encontrar uma maneira de prestar atendimento às pessoas no tempo que cada uma precisava, de forma automatizada, sustentável (gestão paperless) e, acima de tudo, segura. Tudo isso levando em consideração que o cliente da instituição ainda precisa de suporte para usufruir das facilidades dos canais digitais e de apoio para realizar uma operação virtual”.
Agilidade e praticidade
Como o WhatsApp é considerado o canal de comunicação favorito dos brasileiros e é um aplicativo que o cliente da instituição está acostumado a utilizar, foi escolhido como a ferramenta para oferecer uma experiência digital em um ambiente que seu cliente já conhece e está familiarizado. “O processo é muito simples e leva menos de um minuto. Pelo whatsApp, notificamos nossos clientes que eles possuem uma oferta de cartão benefício e a contratação ocorre em nosso bot no WhatsApp, que é autenticada com uma biometria. É uma tecnologia que garante maior conveniência, segurança e praticidade”.
Girardi ainda explica que o Agibank não utilizou empresas terceiras para o desenvolvimento dessa solução. “Nossos times de canais, de tecnologia e fraudes se uniram para criar esse ambiente seguro e definir os parâmetros de compliance. Também tivemos o envolvimento das equipes de crédito e produtos para desenvolver os critérios das ofertas e negociações possíveis para a contratação digital, e de CRM e Marketing para a criação das peças, disparo e apuração de dados.”
Com o sucesso da operação, atualmente o bot notifica sobre todos os produtos e serviços que os clientes possuem oferta pré-aprovada. Ao manifestar interesse, a pessoa valida com a sua biometria e contrata o produto de maneira muito rápida e simples. Hoje, esse processo está disponível para o nosso portfólio de crédito pessoal, consignado e cartões.
“O Agi é o único banco digital que conta com quase 900 lojas espalhadas por todo território brasileiro, garantindo atendimento presencial e humanizado para quem ainda precisa de assistência e totalmente digital para quem já tem autonomia. Disponibilizamos as melhores soluções omnichannel, porque entendemos que existe uma grande parte da população brasileira que ainda precisa de ajuda na transição para o mundo digital e para obter um acesso mais ágil a serviços que podem de fato facilitar a vida no dia a dia”, concluiu o diretor.