A Market Analysis, instituto de pesquisa de mercado e opinião pública, apresenta resultados do Monitor de Responsabilidade Social 2007, estudo realizado anualmente no Brasil pela empresa. O levantamento aponta as dez melhores e piores corporações em Responsabilidade Social atuantes no Brasil. Entre as bem avaliadas estão Petrobrás (10,8%), Nestlé (4,6%) e Coca-Cola (3%). As companhias Rede Globo, Unilever, Natura, Vale do Rio Doce, AmBev, Bom Preço e Azaléia também fazem parte deste grupo.
Já entre as corporações classificadas negativamente, a Mitsubishi lidera com 4,6%, seguida pela Telemar (3,7%) e Souza Cruz (2,2%). Light, Cedae, Fiat e Telefônica ocupam as outras posições no ranking. A Vale do Rio Doce, AmBev e Bom Preço foram igualmente citadas na lista das piores. Para alcançar os resultados o instituto ouviu 800 pessoas nas principais capitais brasileiras.
Segundo Paloma Zimmer, analista de pesquisa de mercado da Market Analysis, o estudo reforça a preocupação dos brasileiros com o tema. “As pessoas começam a considerar, no momento da compra, quais empresas estão com mais ou menos engajamento social. Há alguns anos este assunto não interferia na decisão do consumidor, agora o cenário mudou e o próprio mercado corporativo está atento a esse movimento”, explica.