Head da Yahoo Brasil descreve estratégias para que marcas se conectem com os consumidores na nova realidade detectada no estudo Connect Criative Commerce 2022
O varejo praticamente já ultrapassou os estágios de transformação para omnichannel, figital e ecossistemas de marketplace, se desdobrando em muitas outras tendências, em uma etapa batizada de Retail Supernova. Trata-se de uma explosão de novas possibilidades, pós-maturação, surgindo também a necessidade de atenção à chamada economia cíclica e ao imersive commerce com todos seus desdobramentos puxados pelo metaverso. As constatações fazem parte do estudo “Connect Criative Commerce 2022”, cujos dados e análises foram apresentados por Daniela Galego, head of sales da Yahoo Brasil, na última quinta-feira (08), ao longo da 558ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Falando, de início, sobre o pioneirismo da Yahoo e o quanto a empresa veio se transformando nos últimos anos, a executiva lembrou a importância da área que lidera, responsabilizando-se pelas várias fusões e aquisições e, hoje, muito focada nos anunciantes. Ou seja, trata-se de uma plataforma de distribuição de mídia omnichannel. Atuando junto aos principais players de diferentes setores, Daniela disse que a Yahoo, dessa forma, nutre as empresas de dados relevantes, ajudando os parceiros a se conectarem às novas tendências apontadas pelos consumidores.
Nessa direção, voltada para inspirar as marcas a encontrarem novos caminhos, a Yahoo criou um projeto colaborativo de longo prazo chamado Connect Series, com curadoria da GoAd Media. Focando desta vez no “Connect Criative Commerce 2022”, abrangendo inovação e varejo, uma das trilhas de conhecimento das várias indústrias pesquisadas, Daniela falou dos eventos nacionais e internacionais que foram acompanhados para extrair os insights. Depois desse presencial com times nos encontros e feiras dos temas em estudo, ela explicou que são feitos esforços de social listening para obter mais feedbacks.
Entre os destaques feitos pela head nesse levantamento específico, estão três grandes tendências – o que chamou de macro temas ou pilares que delineiam as perspectivas do varejo. O primeiro citado foi o Retail Supernova, que faz alusão à estrela que, quando chega ao seu ponto máximo de maturação, explode, gerando múltiplos outros astros brilhantes. Ou seja, fala do momento de maturidade e consolidação do setor, do qual descreveu alguns exemplos de transformação.
Em seguida, mencionou o pilar da “economia cíclica”, que exemplificou com os conceitos embutidos no ESG em cases apresentados no estudo, destacando reaproveitamento de materiais, etc. Por fim, a head colocou em relevo a tendência do chamado “imersive commerce”, evidentemente protagonizado pelo que chamou de o hype do momento, o metaverso. Ela pôde ainda, ao longo da live, discorrer sobre as estratégias de conexão que podem ser criadas pelas organizações nessa multiforme transformação. O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras lives realizadas desde março de 2020. Aproveite para também se inscrever.