O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Brasileiro está menos otimistas



O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor caiu 0,9% em janeiro na comparação com dezembro de 2012, aponta pesquisa divulgada, hoje (31), pela Confederação Nacional da Indústria, CNI. Foi o segundo mês consecutivo de queda no indicador. “Caso essa tendência de aumento no pessimismo do consumidor se mantenha, poderá haver uma queda na demanda. Um eventual desaquecimento do consumo prejudicará ainda mais a recuperação da atividade industrial”, avalia Marcelo Azevedo, economista da CNI.

 

De acordo com a pesquisa, essa queda é resultado do aumento do pessimismo com a inflação e da avaliação menos favorável em relação à situação financeira e ao endividamento. A população está especialmente preocupada com a inflação. O índice de expectativa da inflação caiu 2,9% em janeiro na comparação com dezembro. A queda indica o aumento do pessimismo com a evolução dos preços nos próximos seis meses.

 

O ânimo dos consumidores para as compras também diminuiu. O indicador de compras de maior valor para os próximos seis meses recuou 0,9% em relação a dezembro. A pesquisa revela ainda que os brasileiros têm uma avaliação menos favorável sobre a  situação financeira e o endividamento. O indicador de expectativa em relação à situação financeira teve queda de 1,4% na comparação de janeiro com dezembro. O indicador de endividamento  também caiu 1,4%, na mesma base de comparação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima