A Casas Bahia inaugurou, hoje (02/02), sua loja virtual. Com funcionamento 24 horas por dia e sete dias por semana, o site recebeu investimentos de R$ 3,7 milhões. A expectativa é faturar cerca de R$ 280 milhões no primeiro ano de operação. “A Casas Bahia entra na Internet com um modelo diferenciado, que não afeta as vendas das lojas físicas. A idéia é que um canal de vendas auxilie o outro e que os dois preservem o nosso padrão de atendimento”, afirma Michael Klein, diretor executivo da rede.
Uma das apostas da loja virtual é nainteratividade. Para isso, utilizará o site de compartilhamento de vídeos YouTube. Totalmente informativa, parte do mix de produtos – mais de 100 na fase de lançamento – é apresentado por meio de vídeos explicativos de 30″ a 2´ – que facilitam o entendimento da funcionalidade das mercadorias, suas características e benefícios, isso já na hora em que o internauta realiza suas pesquisas. Esses vídeos serão atualizados semanalmente.
Outra inovação é o Web Colaboration- uma espécie de consultor virtual que auxilia o visitante na navegabilidade e permite que um atendente estabeleça contato virtual com o consumidor, entrando em sua tela para auxiliá-lo no que for necessário. Seguindo uma tendência mundial no varejo, o consumidor também pode pesquisar preços e comprar pela internet mas retirar o produto adquirido na filial mais próxima se assim o desejar.
Nesta fase inicial, o site irá comercializar quatro mil produtos. Aparelhos celulares e algumas mercadorias da categoria móveis, presentes na loja física, não farão parte do catálogo da rede virtual. Na loja virtual, a Casas Bahia possui 13 categorias de produtos diferentes: móveis, eletrodomésticos, eletroportáteis, TVs e vídeos, utilidades domésticas, áudio, cine e foto, telefonia, informática, bebê, saúde e beleza, esporte e lazer e brinquedos e games.
A página foi desenvolvida em cima de uma plataforma de mainframe – computador de grande porte que processa os dados da Casas Bahia segundo a segundo. A tecnologia permite um ambiente virtual integrado com o da rede em tempo real, ou seja, exatamente como na loja física, assim que a compra é validada no site, há geração de cadastro, de pedido de venda, baixa no estoque, a entrega é acionada e a mercadoria levada ao cliente no prazo determinado.