Clientes mais exigentes
Deixe um comentário
Clientes mais exigentes
Deixe um comentário
Clientes mais exigentes
Uma pesquisa divulgada pela financeira Cetelem mostra que a disponibilidade de renda das classes D e E é hoje de 2,5% – no ano passado era negativa em 16,5%. Além disso, no final de 2005, somente 25% das pessoas dessas faixas de renda tinha intenção de adquirir um eletrodoméstico. Ao final de 2006 a proporção subiu para 32%.
Foi constatado que os brasileiros das classes C, D e E passaram a ter mais facilidades para adquirir produtos que eram predominantes apenas nas casas de famílias de classe A e B.
Para atender à demanda, algumas empresas investem cada vez mais no desenvolvimento de produtos populares com melhores recursos e design mais refinado. “O perfil do consumidor popular evoluiu muito nos últimos anos, pois as pessoas passaram a comprar produtos que até recentemente só eram acessíveis às classes mais elevadas. Esta exposição tornou o senso estético mais refinado e o desejo por produtos com melhores recursos, mais forte na base da pirâmide de consumo.”, afirma Rodrigo Kniest, diretor da Muller, fabricante de fogões e lavadoras para as classes C e D.