Enquanto o metaverso segue gerando questionamentos e muitas definições cercam a discussão sobre como será essa nova realidade, a Compass, empresa global de transformação digital, anunciou o lançamento da plataforma OpenVerso, universo imersivo aberto por definição. A solução permite que a equipe da empresa, assim como os colaboradores de seus clientes, utilizem realidade estendida, aumentada e virtual para a execução de seus projetos. A novidade foi projetada pelo Real-time 3D & Gaming Innovation Studio da Compass, que leva tecnologia de games para aplicações corporativas.
Com a visão de que essas tecnologias podem redefinir a dinâmica do varejo on-line, a Compass vem ajudando clientes globais a construir aplicativos e plataformas que permitem aos consumidores ter experiências imersivas em lojas digitais que reproduzem o espaço e as sensações de uma experiência de compra no mundo real. Isso é feito usando o modo multijogador das plataformas de jogos para permitir que as pessoas façam compras virtualmente com seus amigos ou familiares nesses aplicativos.
“Evoluímos para o próximo nível à medida que trazemos a inovação para o dia a dia de trabalho. Com a pandemia, o home office tornou-se uma necessidade e uma realidade para milhões de profissionais em todo o mundo. Todos foram impactados, em níveis diferentes, pelos efeitos psicológicos de passar tanto tempo imerso no trabalho em casa, e as pessoas sentem mais falta da experiência real de interação social no escritório”, analisa André Nedia, head de Real-time 3D da Compass, complementando: “Agora, podemos dizer que mitigamos parte dessa estranheza ao permitir que as pessoas trabalhem nesse ambiente imersivo, que se aproxima da sensação real de estar no escritório, sentado ao lado dos colegas”.
A Compass tem usado a plataforma em seus eventos virtuais há algum tempo e, agora, planeja expandir e incluir todos os funcionários em um programa para estender o OpenVerse a toda a empresa. Durante os próximos meses, as equipes da Compass poderão realizar partes significativas do trabalho diário por meio da plataforma, incluindo a interação com as equipes dos clientes, que também ingressarão na plataforma. O OpenVerse utiliza a tecnologia de ponta da Quest 2 da Oculus, uma empresa meta.
“Estamos adicionando o dispositivo da Quest ao kit do home office, junto com o notebook da empresa e outros itens, para os funcionários novos e atuais que obtiverem o badge OpenVerse. Para receber o selo, os funcionários devem concluir os programas de treinamento e certificação criados para incentivá-los a acompanhar as mais recentes tecnologias digitais”, explica Alexis Rockenbach, CEO da Compass.