O mercado consumidor das periferias vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e, segundo dados da ONU, vai se expandir ainda mais. A previsão é que, em 2020, 55% da população mundial viverão em comunidades. Só no Brasil, em 2018, as periferias movimentaram mais de R$ 102 bilhões. Atenta a isso, a Outdoor Social, empresa de impacto social voltada para classes populares, realizou um estudo sobre o potencial de consumo das maiores comunidades e periferias do Brasil. Foram analisados os resultados aferidos na Rocinha (RJ), Rio das Pedras (RJ), Heliópolis (SP), Paraisópolis (SP), Cidade de Deus (AM), Baixadas da Condor (PA), Baixadas da Estrada Nova Jurunas (PA), Casa Amarela (PE), Coroadinho (MA), Sol Nascente (DF) e Pirambú (CE).
“Esse levantamento permite que agências e empresas conheçam o enorme potencial de consumo das comunidades e periferias brasileiras. E que, a partir dele, elaborem estratégias com vistas ao investimento em publicidade nas localidades que mais consomem determinado produto e também nas que menos consomem, com o objetivo de atrair mais consumidores”, conta Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social.
O estudo revela que, anualmente, as comunidades gastam milhões de reais em segmentos como: alimentação dentro do domicílio, artigos de limpeza, calçados, eletrodomésticos e equipamentos, medicamentos, higiene e cuidados pessoais, material de construção, matrículas e mensalidades e vestuário confeccionados. “A partir desse estudo é possível identificar, por exemplo, que, apesar da crise econômica atual, a classe C, segue contribuindo decisivamente para movimentar o consumo interno no Brasil. Assim, os integrantes da classe média, presentes nas periferias de todos os estados brasileiros, permanecem sendo um público consumidor extremamente importante e com enorme potencial a ser explorado”, explica a socióloga Rose Faria, responsável pelo setor de Relacionamento com as Comunidades do Outdoor Social.
RESULTADOS POR COMUNIDADE
Rocinha (RJ) – A comunidade da Rocinha, zona sul do Rio de Janeiro, possui mais de 73 mil moradores e apresenta forte potencial de consumo. No segmento de alimentação em casa, o potencial é de mais de R$159 milhões. Em seguida vem o segmento de material de construção com potencial de mais de R$ 61 milhões. Já nos segmentos de medicamentos e vestuários, o potencial de consumo é de, respectivamente R$ 48 milhões e R$ 31 milhões. No segmento de eletrodomésticos e equipamentos, a comunidade da Rocinha tem potencial de mais de R$ 30 milhões; Higiene e cuidados pessoais aparecem com R$ 23 milhões; Calçados com R$ 14 milhões; Matrículas e mensalidades R$ 12 milhões e Artigos de limpeza pouco mais de R$ 7 milhões.
Rio das Pedras (RJ) – A comunidade localizada na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, tem mais de 57 mil moradores. No segmento de Alimentação em casa, o potencial é superior a R$ 132 milhões. No segmento de Material de construção são mais de R$ 52 milhões; Medicamentos são mais R$ 39 milhões; Vestuário aparece com R$ 26 milhões; Eletrodomésticos e Equipamentos com R$ 25 milhões; Higiene e Cuidados Pessoais com mais de R$ 20 milhões; Calçados com R$ 11 milhões e Matrículas e Mensalidades e Artigos de Limpeza com, respectivamente, R$ 11 milhões e R$ 5 milhões.
Heliópolis (SP) – A comunidade de Heliópolis, zona sul de São Paulo, tem mais de 44 mil habitantes. No segmento de Alimentação em casa a comunidade apresenta potencial de consumo de R$ 95 milhões e no segmento de Gastos com medicamentos são mais de R$ 30 milhões. Nos segmentos de Material de construção são R$ 24 milhões; Vestuários confeccionados mais de R$ 21 milhões; Eletrodomésticos e equipamentos são R$ 18 milhões; Higiene e Cuidados pessoais aparecem com R$ 16 milhões; Calçados são mais de R$ 9 milhões; Matrículas e mensalidades tem potencial de R$ 5 milhões e Artigos de limpeza surgem com R$ 5 milhões.
Paraisópolis (SP) – Paraisópolis, na zona sul paulistana, possui mais de 46 mil moradores. No segmento Alimentação no Domicílio, o potencial de consumo da comunidade é de mais de R$ 102 milhões; Gastos com medicamentos são mais de R$ 32 milhões de reais; Material de construção aparecem com R$ 24 milhões; Vestuários confeccionados com R$44 milhões; Eletrodomésticos e equipamentos surgem logo depois com R$19 milhões; Higiene e Cuidados pessoais com R$ 17 milhões; Calçados com R$ 9 milhões; Artigos de limpeza com mais de R$ 5 milhões e Matrículas e mensalidades com potencial de R$ 4 milhões.
Cidade de Deus (AM) – A comunidade localizada na zona norte de Manaus tem mais 50 mil moradores. No segmento de Alimentação no Domicílio existe potencial de consumo de mais de R$ 120 milhões; Material de construção são mais de R$ 26 milhões; Vestuários confeccionados passam de R$ 24 milhões; Higiene e Cuidados pessoais são mais de R$ 18 milhões; Eletrodomésticos e equipamentos com R$12 milhões; Gastos com medicamentos com R$ 10 milhões; Calçados são R$ 7 milhões; Artigos de limpeza com R$ 4 milhões e Matriculas e mensalidades com potencial de R$ 2 milhões.
Baixadas da Condor (PA) – Existem mais de 41 mil habitantes morando na comunidade localizada na capital Belém. O potencial de consumo da comunidade no segmento de Alimentação no Domicílio é de mais de R$121 milhões; Material de construção são R$ 27 milhões; Vestuários confeccionados, potencial de R$ 26 milhões; Higiene e Cuidados pessoais com R$ 19 milhões; Eletrodomésticos e equipamentos, mais de R$ 17 milhões; Gastos com medicamentos são R$ 15 milhões; Calçados aparecem com R$ 9 milhões; Matriculas e mensalidades com R$ 6 milhões e Artigos de limpeza com potencial de R$ 5 milhões.
Baixadas da Estrada Nova Jurunas (PA) – A comunidade paraense, onde moram mais de 56 mil pessoas possui potencial de consumo de mais de R$ 161 milhões no segmento de Alimentação no Domicílio; Material de construção e Vestuários confeccionados são R$ 70 milhões; Higiene e Cuidados pessoais são mais de R$ 25 milhões; Eletrodomésticos e equipamentos o potencial de consumo passa dos R$ 22 milhões; Gastos com medicamentos aparecem com R$20 milhões; Calçados com R$ 12 milhões; Artigos de limpeza tem potencial de R$ 5 milhões e Matrículas e mensalidades de mais de R$ 7 milhões.
Casa Amarela (PE) – Na comunidade localizada na Zona Norte de Recife moram mais de 56 mil moradores. O potencial de consumo no segmento de Alimentação no Domicílio é de mais de R$ 128 milhões; Material de construção é de R$ 27 milhões; Gastos com medicamentos com R$ 26 milhões; Higiene e Cuidados pessoais representam potencial de R$ 24 milhões; Eletrodomésticos e equipamentos passam de R$23 milhões; Calçados são R$ 13 milhões; Matrículas e mensalidades de R$ 9 milhões e Artigos de limpeza mais de R$6 milhões.
Coroadinho (MA) – Em Coroadinho residem mais de 58 mil habitantes. No segmento de Alimentação no Domicílio, a comunidade tem potencial de consumo de R$145 milhões; no segmento de Material de construção são mais de R$32 milhões; Vestuários confeccionados são R$ 27 milhões; Gastos com medicamentos, R$24 milhões; Higiene e Cuidados pessoais de R$ 20 milhões; Eletrodomésticos e equipamentos com R$ 17 milhões; Calçados com potencial de R$ 9 milhões; Artigos de limpeza passam de R$ 6 milhões e Matriculas e mensalidades de R$ 6 milhões.
Sol Nascente (DF) – Considerada uma das maiores comunidades da América Latina, Sol Nascente, localizada em Ceilândia, no Distrito Federal, tem mais de 65 mil habitantes. No segmento de Alimentação no Domicílio, a comunidade possui potencial de consumo de R$ 95 milhões; Material de construção mais de R$ 46 milhões; Gastos com medicamentos R$ 32 milhões; Vestuários confeccionados são R$ 27 milhões; Eletrodomésticos e equipamentos de R$ 27 milhões; Higiene e Cuidados pessoais com potencial de R$ 21 milhões; Matriculas e mensalidades de R$ 16 milhões; Calçados, com mais de R$ 11 milhões e Artigos de limpeza de R$ 4 milhões.
Pirambú (CE) – Com 46 mil habitantes, Pirambú é uma comunidade de Fortaleza. O potencial de consumo da comunidade no segmento de Alimentação no Domicílio é de mais de R$124 milhões; Material de construção mais de R$ 29 milhões; Vestuários confeccionados, potencial de R$ 22 milhões; Higiene e Cuidados pessoais com R$ 19 milhões; Eletrodomésticos e equipamentos com R$ 15 milhões; Calçados com potencial de R$ 8 milhões; Artigos de limpeza passam de R$ 6 milhões e Matriculas e mensalidades de R$ 6 milhões.
Comunidades x segmentos
Rocinha (RJ) – 12,98% (Alimentação no Domicílio); 4,96% (Material de Construção); 3,90% (Gastos com medicamentos); 2,54% (Vestuários confeccionados); 2,54% (Eletrodomésticos e equipamentos); 2,47% (Higiene e Cuidados pessoais); 1,95% (Calçados); 1,16% (Matrículas e mensalidades) e 1,04% (Artigos de limpeza).
Rio das Pedras (RJ) – 12,81% (Alimentação no Domicílio); 5,02% (Material de construção); 3,85% (Gastos com medicamentos); 2,53% (Vestuários confeccionados); 2,47% (Eletrodomésticos e equipamentos); 1,96% (Higiene e Cuidados pessoais); 1,16% (Calçados); 1,09% (Matriculas e mensalidades) e 0,57% (Artigos de limpeza).
Heliópolis (SP) – 13,92% (Alimentação no Domicílio); 4,39% (Gastos com medicamentos); 3,61% (Material de construção); 3,13% (Vestuários confeccionados) 2,74% (Eletrodomésticos e equipamentos); 2,38% (Higiene e Cuidados pessoais); 1,36% (Calçados); 0,87% (Matriculas e mensalidades) e 0,76% (Artigos de limpeza).
Paraisópolis (SP) – 14,48% (Alimentação no Domicílio); 4,55% (Gastos com medicamentos); 3,43% (Material de construção); 3,13% (Vestuários confeccionados); 2,81% (Eletrodomésticos e equipamentos); 2,42% (Higiene e Cuidados pessoais);1,35% (Calçados);0,79% (Artigos de limpeza) e 0,71% (Matriculas e mensalidades).
Cidade de Deus (AM) – 21,98% (Alimentação no Domicílio); 4,88% (Material de construção); 4,38% (Vestuários confeccionados); 3,37% (Higiene e Cuidados pessoais); 2,34%(Eletrodomésticos e equipamentos); 1,85% (Gastos com medicamentos); 1,36%(Calçados); 0,81%(Artigos de limpeza) e 0,37% (Matriculas e mensalidades).
Baixadas da Condor (PA) – 21,91% (Alimentação no Domicílio); 4,92% (Material de construção); 4,69% (Vestuários confeccionados); 3,46% (Higiene e Cuidados pessoais);3,10% (Eletrodomésticos e equipamentos); 2,83% (Gastos com medicamentos); 1,73% (Calçados); 1,06% (Matriculas e mensalidades) e 1,02% (Artigos de limpeza).
Baixadas da Estradas Nova Jurunas (PA) – 22,22% (Alimentação no Domicílio); 4,89% (Material de construção); 4,71% (Vestuários confeccionados); 3,46%(Higiene e Cuidados pessoais); 3,14% (Eletrodomésticos e equipamentos); 2,83% (Gastos com medicamentos); 1,73% (Calçados); 1,02% (Artigos de limpeza) e 1,07% (Matriculas e mensalidades).
Casa Amarela (PE) – 18,17% (Alimentação no Domicílio); 3,84% (Material de construção); 3,74% (Gastos com medicamentos); 3,45% (Higiene e Cuidados pessoais); 3,36% (Eletrodomésticos e equipamentos); 1,91% (Calçados); 1,34% (Matriculas e mensalidades) e 0,92% (Artigos de limpeza).
Coroadinho (MA) – 21,90% (Alimentação no Domicílio); 4,87%(Material de construção); 4,20%(Vestuários confeccionados); 3,69%(Gastos com medicamentos); 3,11%(Higiene e Cuidados pessoais); 2,60% (Eletrodomésticos e equipamentos); 1,37% (Calçados); 1,03% (Artigos de limpeza); e 0,98% (Matriculas e mensalidades).
Sol Nascente (DF) – 10,44% (Alimentação no Domicílio); 5,14% (Material de construção); 3,52%(Gastos com medicamentos); 3,03%(Vestuários confeccionados); 3,04% (Eletrodomésticos e equipamentos); 2,41%(Higiene e Cuidados pessoais); 1,70% (Matriculas e mensalidades); 1,30%(Calçados) e 0,53% (Artigos de limpeza).
Pirambú (CE) – 21,09% (Alimentação no Domicílio); 4,95% (Material de construção); 3,03%(Gastos com medicamentos); 3,77%(Vestuários confeccionados); 2,58 % (Eletrodomésticos e equipamentos); 3,35%(Higiene e Cuidados pessoais); 1,16% (Matriculas e mensalidades); 1,49%(Calçados) e 1,14% (Artigos de limpeza).