Em meio à pandemia, os brasileiros se viram diante de uma realidade pouco conhecida: a de ficar em casa e, com isso, encontraram na internet não só um aliado para comprar, mas para pagar também. De acordo com o 10º Relatório de Tendências em Meios de Pagamento, da Minsait Payments, os brasileiros estão aderindo cada vez mais aos meios digitais como alternativa de pagamento. De acordo com o estudo, em 2020, 62% dos brasileiros aumentaram o uso de aplicativos de pagamento. Além disso, 44,8% utilizam o app do banco pelo menos uma vez por dia, porcentagem que coloca o Brasil em segundo neste quesito na América do Sul, logo após o Chile, com o índice de 46,9%.
Diante da impulsão na digitalização dos meios de pagamento, os consumidores brasileiros se mostram mais confiantes em relação a estas novas ferramentas. Segundo o relatório, quase 50% da população bancária do Brasil acredita que as big techs fornecerão um serviço financeiro melhor do que os bancos tradicionais, ainda que 38,8% continuem utilizando dinheiro normalmente. Prova disso, é que os dispositivos móveis têm sido mais utilizados para fazer compras online: com um crescimento de 6,2%, o Brasil hoje é o segundo país na América Latina que mais usa celulares para esta finalidade, apenas atrás da Colômbia.
Modalidade preferida na hora das compras, as novidades oferecidas pelos cartões de crédito também vêm ganhando espaço no hábito de compra dos brasileiros. Atualmente, os cartões contactless já representam 38,4% da preferência, enquanto 61,6% ainda preferem o modo tradicional. O Relatório de Pagamentos Minsait reúne as opiniões de mais de 80 executivos do setor bancário, bem como as recolhidas em 4.400 pesquisas à população bancária na Espanha, Portugal e Reino Unido, América Latina e Itália.