Michelle Douek, gerente de desenvolvimento de categorias e shopper insights da Danone

Danone consolida portal de apoio ao varejo

Utilizando inteligência de dados, plataforma atinge objetivo de proporcionar a melhor experiência para o shopper, gerando incremento nas vendas

Depois de um período de testes junto ao mercado, a Danone anunciou a consolidação do Portal GC Danone, plataforma on-line gratuita de inteligência de dados direcionada ao público varejista, O objetivo, que vem sendo alcançado, é o de impulsionar as vendas, por meio de ferramentas táticas e conteúdos estratégicos que proporcionam uma melhor experiência de compras aos shoppers. “Acompanhando todos os aspectos do negócio, a inovação sempre esteve presente no DNA da Danone. A unificação do portfólio da companhia fez com que este propósito seguisse ainda mais forte, especialmente no que diz respeito à atuação no varejo”, afirmou Michelle Douek, gerente de desenvolvimento de categorias e shopper insights da empresa.

A iniciativa é uma parceria consultiva da Danone com o varejo brasileiro. “Graças a um time de experts, preparados para implementar as melhores estratégias com embasamento nas experiências e estudos da categoria e do consumidor, a ferramenta oferece resultados para a gôndola e os negócios de forma geral. Um gerenciamento de categorias bem feito é capaz de evitar rupturas, incrementar a cesta do shopper, estimular o trade up, fomentar a venda de produtos mais estratégicos e, claro, melhorar a experiência de compra do shopper. O nosso grande desafio era democratizar o GC e expandir este serviço para o maior número de clientes possível. Como resposta a esse desafio nasceu o Portal de GC Danone”, detalhou Michelle.

Estratégias de vendas
Reunindo informações, dicas, conteúdos e tendências sobre as categorias em que a Danone atua em diferentes canais, o portal oferece aos varejistas a possibilidade de consultar estratégias de venda. Com a ajuda de Inteligência Artificial, o sistema recomenda, de maneira automática, o sortimento ideal e planogramas personalizados para cada PDV, fornecendo orientações valiosas de como disponibilizar, implementar e posicionar os produtos de cada categoria, de acordo com o perfil do ambiente, levando em consideração as informações disponibilizadas pelo próprio varejista, como: nível socioeconômico, tamanho de módulo e quantidade de prateleiras. 

A ferramenta facilita e aprimora a experiência do shopper ao entrar e comprar na categoria, contribuindo para o aumento da penetração, ticket médio e fidelização do comprador. “Os modelos de exposição recomendados pelo portal já foram amplamente testados e resultam em crescimentos consistentes. Para iogurtes, por exemplo, verificamos um incremento de 10% nas vendas de toda a categoria”, comentou a executiva.

Atualmente, já estão disponíveis no Portal GC Danone as informações referentes às categorias de Iogurtes, Leites e Bebidas Vegetais e Águas. A Danone está trabalhando para que, ainda este semestre, sejam disponibilizadas informações sobre Nutrição Especializada, passando, assim, a trabalhar todas as categorias em que atua em uma única plataforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima