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Dia de lembrar também do atendimento

Hoje (15), comemora-se o Dia do Cliente, data que lembra os empresários que atender bem é um fator crucial na hora de fechar um negócio e consequentemente para o sucesso da empresa. “Para melhor recepcionar os consumidores e ampliar as vendas é necessário que a equipe esteja bem preparada e disposta a compreender de modo exato o que o comprador precisa”, diz Villela da Matta, presidente da SBCoaching. 
Para isso, o executivo dá cinco dicas para que uma empresa seja capaz de realizar um excelente atendimento. Veja a seguir: 
– Identifique as necessidades do cliente: o primeiro passo para estabelecer um bom relacionamento com o consumidor é conhecê-lo. Converse bastante para identificar quais são suas reais necessidades e, assim, poder ofertar os produtos e serviços certos. A partir dessa conversa é possível até ampliar a venda, oferecendo itens complementares. “Apenas tenha cuidado para não se tornar chato por insistir demais. Saiba perguntar e ouvir e não tente obrigar o cliente a levar o produto ou adquirir o serviço por insistência”, diz Matta. A ideia é saber o que o consumidor quer, apresentar as opções e deixar que ele escolha.
– Fique atento às atualizações de mercado: o mundo muda constantemente e os produtos e serviços evoluem nesse mesmo ritmo, bem como as necessidades dos consumidores. Por isso, nem o melhor atendimento é capaz de vender algo que já está ultrapassado. O fundamental é compreender que a qualidade deve estar em tudo: atendimento e produto/serviço.
– Não faça comparações com a concorrência: é importante estar sempre atualizado e saber como a concorrência trabalha. Porém, na hora de vender, esqueça os concorrentes e não compare produtos ou serviços.  “O fato de falar mal das outras empresas pode pesar contra você, afinal, quem precisa diminuir o outro para sobressair-se não merece credibilidade. As qualidades de seu serviço ou produto devem ser suficientes para convencer o consumidor”, afirma o executivo.
– Mantenha o foco: mostre ao cliente que está prestando atenção no que ele diz e demonstra com os gestos e expressões faciais. Com paciência e destreza, esclareça dúvidas e as características do que está sendo vendido e apresente todas as opções de produto ou serviço disponíveis.
– Invista em capacitação: para vender bem, o vendedor precisa estar motivado e uma forma de mantê-lo entusiasmado é investir em sua carreira profissional. Treinamentos e cursos de capacitação são ótimos para manter a equipe nivelada e preparada para atender os clientes da melhor maneira.
“Seguindo essas dicas, seus consumidores se sentirão muito mais satisfeitos e com certeza suas vendas aumentarão. Lembre-se de que o sucesso de uma empresa depende da dedicação de seus gestores e colaboradores”, afirma Matta. 

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