A E-Consulting, boutique digital de conhecimento na criação, desenvolvimento e implementação de estratégias e serviços em TI, anunciou, em parceria com a Câmara-e.net, o índice de varejo on line (VOL) registrado no mercado brasileiro em outubro de 2002. De acordo com os números pesquisados pela empresa, o varejo on line alcançou em outubro R$ 505,3 milhões, o que correspondente a 3,28% do varejo total registrado no país (dados estimados a partir do índice-base do IBGE).
Sem as montadoras e revendedoras de veículos, que juntas atingiram 78,5% desse total, o volume de outubro chega a R$ 108,5 milhões – valor equivalente a 0,7% do varejo total registrado no Brasil. “A finalidade do VOL é medir o volume mensal de comércio realizado pela internet e apresentar o total do varejo on line no Brasil”, explica Daniel Domeneghetti, diretor de estratégia da E-Consulting. O estudo foi realizado pela empresa com base em dados dos 25 maiores players do comércio eletrônico do país. Em razão do domínio das vendas de automóveis pela internet no país, em comparação a outros produtos de menor valor, como livros e CDs, a E-Consulting optou por fazer um índice com as montadoras e outro sem a participação das empresas do setor automotivo, para retratar com maior veracidade os números do varejo online no Brasil.