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Thaissa Gentil, head of sales da LiveRamp Brasil

​​É o comportamento que manda e o retail media que vende!

Essa é uma solução adotada por grandes players do mercado como o Google, Amazon e Adobe porque possibilita organizar, analisar e medir dados, gerando resultados

Autora: Thaissa Gentil

Vez ou outra me pego pensando nas muitas estratégias que os profissionais de marketing adotam para colocar sua marca em evidência, alavancar vendas da marca ou de algum produto específico. É o comportamento do consumidor que manda. Sim, o óbvio precisa ser dito e, nesse caso, pode até ser explorado. O que nós, profissionais da área, fazemos nada mais é do que antecipar o comportamento do consumidor. No caso do Dia dos Pais, todos sabemos que haverá um crescimento na procura por produtos que se enquadram na categoria de presentes.

Ora, é aqui que entra a parte de ‘explorar”. Os resultados do Retail Media são fantásticos: o comportamento do consumidor mudou e agora cerca de 45% dos consumidores iniciam a sua jornada de compra e a sua busca por o que querem diretamente no e-commerce de varejos, no marketplace e em aplicativos de vendas. Há alguns anos, essa mesma jornada começava em sites de busca. E o que esse cenário nos mostra? Que o varejo vem ganhando relevância e, consequentemente, captando investimentos.

Para quem ainda não viu, aqui estão os dados: de acordo com o estudo “Latin America Retail Media Advertising Trends 2023”, publicado pelo e-Marketer, a América Latina está ultrapassando US$ 1 bilhão em gastos com anúncios em mídia de varejo. Esse dado é referente a 2021 e a expectativa é que alcançará $ 1,66 bilhão até o final de 2025. O Retail Media é a 3ª onda da publicidade digital. A primeira e a segunda, respectivamente, foram os sites de buscas e as redes sociais.

O e-commerce se consolidou na rotina das pessoas (olha o comportamento aí de novo!) e tem mostrado crescimento em todas as datas comerciais importantes. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas na semana do Dia dos Pais no ano passado tiveram alta de 11,7% na comparação com o mesmo período de 2021. O levantamento apontou que houve aumento de 9,2% nas vendas em lojas físicas e 33,0% pelo e-commerce.

Agora você deve se perguntar: E por que o Retail Media funciona? Eu te conto! Os dados do varejo são “ouro líquido” entregam uma compreensão clara do público-alvo: seus hábitos de consumo, seu canal de preferência, seus gostos e tendências, entre outros. E com o fim dos cookies de terceiros, é justamente esse dado transacional de preferências e comportamentos de compra que irá permitir a personalização em escala. Uma estratégia de Retail Media bem aplicada no momento de compra é uma receita quase infalível de sucesso e de alta conversão já que possibilita o anunciante a se comunicar com uma audiência altamente qualificada.

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando como essa mágica acontece. E mais uma vez o óbvio precisa ser dito! Tecnologia é a resposta! Existe uma série de soluções tecnológicas que viabilizam o mapeamento da jornada do consumidor e colaboração de dados entre anunciantes e varejistas. Entre elas está o Data Clean Room, espaços seguros e neutros para colaboração de dados e parcerias sem que nenhuma das partes tenha acesso aos dados PII (Informações de Identificação Pessoal) do cliente do outro. 

Essa é uma solução adotada por grandes players do mercado como o Google, Amazon e Adobe porque possibilita organizar, analisar e medir dados, além de permitir a ativação de mídia em todo o ecossistema de publicidade para planejar e medir melhor os gastos com marketing. 

Agora é a minha vez de perguntar: Você já está com uma estratégia ativa de colaboração de dados focando no Retail Media para alavancar a venda para o Dia dos Pais? 

Thaissa Gentil de Albuquerque Sá é head de vendas da LiveRamp Brasil.

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