Autor: Daniel Galvão
Nos tempos de hoje, a expressão da moda no mundo digital é Big Data, que nada mais é que um processo de união de um volume altíssimo de dados. Processados por um algoritmo que tenta encontrar um padrão e definir melhores resultados para o que é buscado. Um exemplo claro desse sistema é a ferramenta de buscas da Google. Ao digitar uma palavra no buscador, o usuário mal sabe o que ocorre por trás do sistema, que realiza uma busca surreal em termos de volume de dados. Cruzando informações, analisando fatores diversos e entregando um resultado que melhor representa o termo buscado.
Mas, como sugere o título desse texto, qual a relação entre Big Data e Facebook? E mais: como isso pode impactar o meu negócio? A resposta é simples. Não é de hoje que o Facebook faz investimentos altíssimos em ferramentas de captação de análise de dados. Curiosamente, por vezes eles compraram novas redes sociais que não gerarão lucro algum, mas servirão para alimentar seu banco de dados e melhorar suas políticas de busca de informações dos consumidores.
Em termos de análise de dados para segmentação – algo crucial para estratégias de marketing atualmente – o Facebook é de longe a melhor das ferramentas. Ele capta dados de seus usuários 24 horas por dia. Duvida disso só porque você não fica logado 24 horas? Bom, na verdade você fica, mesmo que não saiba. Mais de 80% dos usuários utilizam a rede via celular, dessa forma facilitando muito a captação. Logo, se você viajou, seu Facebook sabe. Ele sabe até quando uma pessoa está com dificuldades no relacionamento e, provavelmente, irá se separar. Já que a forma como a pessoa navega na web muda em tempos assim. Ele sabe quando está com amigos, se é casado, solteiro, se está só de passagem por um lugar ou se mora lá. Tudo isso graças a análises de padrões e os dados que ele monitora com você logado 24 horas no celular e em outros aparelhos.
Contudo, a pergunta chave é: o que eu, como empresário, faço com essa informação? Aí entra o uso do Facebook no Big Data, pois todos esses dados estão disponíveis para serem usados em prol do seu negócio. Com eles, você consegue entender bem quem é seu cliente e seu consumidor potencial, criando campanhas segmentadas para esse público específico.
Essa é a nova realidade da estratégia de marketing, a linha guia no mundo dos negócios online e offline. Saber usar essas poderosas ferramentas e analisar uma quantidade imensurável de dados é o que diferencia os processos de marketing atuais dos do século passado. A quantidade de informação com que trabalhamos, a quantidade de pessoas que buscamos atingir, tudo isso atingiu números incalculáveis para uma análise humana. É por isso que o Big Data é uma revolução tão importante. E é por isso que uma empresa de rede social criada para encontrar amigos e “pares” se tornou uma das mais poderosas armas para a captação de leads e geração de demanda no mundo todo. Fique atento. As mudanças estão apenas começando.
Daniel Galvão é fundador da Mango Digital