Instituição vê o EAD como o futuro da educação
A inteligência artificial esteve presente em diversos temas abordados durante o 21° Congresso das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e não foi diferente na palestra da Faculdade do Comércio (FAC), presidida pelo diretor-geral da instituição, Wilson Rodrigues, que destacou que o tema macro do evento tem total sinergia com a faculdade. “A FAC está realizando melhorias em sua plataforma de ensino a distância justamente utilizando a inteligência artificial para aprimorar seus processos. Tão importante quanto captar alunos, é retê-los e a IA pode nos auxiliar muito nisso”.
A inteligência artificial na FAC está sendo instalada na plataforma de EAD por meio de um plugin para entender a jornada do aluno dentro da própria plataforma. Ou seja, a proposta é entender a familiaridade e a experiência do universitário com mais êxito. “A FAC nasceu há pouco tempo, mas carrega em seu DNA a tradição das associações comerciais. No ano passado foi classificada pelo prestigiado Guia das Faculdades do Estadão como a quinta melhor faculdade privada do Brasil. Essa é nossa instituição, a faculdade das associações comerciais”, comentou Rodrigues.
EAD no Brasil
Segundo o diretor-geral, em 2023, o mapa do ensino superior no Brasil mostrou que quase 65% das matrículas realizadas no país são feitas para o ensino a distância, contra apenas 30% do presencial. “Quando falamos de ensino a distância estamos competindo com Netflix, YouTube, Amazon Prime, enfim, a competição é com plataformas de streaming que também são conteúdo. Inclusive, o conteúdo de uma graduação EAD é muito rico. Esse jovem que inicia a vida acadêmica já está habituado a essas ferramentas digital”.