Iniciativa visa estimular a compra de geladeiras de baixo consumo energético e o descarte ambientalmente adequado desses produtos após o consumo
Idealizado pela Fast Shop, o programa “De Volta ao Ciclo”, voltado à conscientização e ao estímulo do descarte adequado, contará agora também com o descarte de geladeiras pós-consumo de qualquer marca e modelo em todos os estados de funcionamento na casa do consumidor. Em ação conjunta com a Panasonic, a rede vai estimular a compra de geladeiras mais eficientes da marca japonesa, classificadas em A+++ e realizará o recolhimento do produto utilizado anteriormente para destinação ao descarte ambientalmente correto de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), no ato da entrega do novo item, sem custo adicional.
Com início marcado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a parceria tem como objetivo ajudar no cumprimento das missões corporativas das empresas, e trazer sustentabilidade para a prática dos negócios no dia a dia. Um levantamento da própria Panasonic aponta um aumento de 34% na venda de geladeiras, no último ano. Neste contexto, a expectativa é que esse número continue crescendo, uma vez que, segundo a pesquisa, 63% dos consumidores afirmam que economia de energia é o primeiro fator de compra e a marca já traz em seu DNA a preocupação com o desenvolvimento de tecnologias que proporcionem maior sustentabilidade dos produtos.
“A iniciativa, portanto, além de destinar adequadamente o lixo eletrônico, incentiva a redução do consumo energético, já que 90% do portfólio de geladeiras da Panasonic é classificado pelo Inmetro em A+++, como por exemplo a geladeira BB71 Black Glass, que economiza até 41%. Isso significa, uma economia de até R$284* por ano na conta de luz do consumidor. A eficiência dos produtos da companhia é reconhecidamente sustentável e econômica, e estão associadas a duas tecnologias: o Inverter, que controla a velocidade do compressor, e a Smartsense, recurso exclusivo da marca, que monitora a rotina de uso de uma geladeira, através de sensores na abertura de porta, iluminação e temperatura”, explicou Eduardo Salem, diretor-geral de operações da Fast Shop.
Os clientes de São Paulo capital, grande São Paulo e interior, incluindo as cidades de Barueri, Cajamar, Campinas, Carapicuíba, Cotia/Caucaia do Alto, Cubatão, Diadema, Embú, Guarujá, Guarulhos, Itapecirica da Serra, Itapevi, Jandira, Jaraguá, Jundiaí, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Praia Grande, Santana de Parnaíba, Santo André, Santos , São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Suzano, Taboão da Serra, Valinhos e Vinhedo, que adquirirem uma das geladeiras da linha Inverter, em uma das nas lojas físicas da Fast Shop dessas cidades, poderão solicitar a retirada do equipamento que seria inutilizado, de forma gratuita, para que o descarte seja feito corretamente e receberá um certificado simbólico digital com a validação do descarte ambiental pela Fast, Panasonic e ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos.
Enquanto para Márcio Castro, diretor de operações da Panasonic, “a preocupação com o descarte ambientalmente responsável de eletroeletrônicos precisa ser de todos, assumindo sua parcela de responsabilidade como fabricante, a Panasonic tem buscado continuamente reduzir o consumo de energia elétrica de seus consumidores, ofertando produtos de alto desempenho, ou seja, com um baixo consumo de energia, e, em paralelo, promovendo a coleta e reciclagem dos produtos obsoletos substituidos. A parceria com a Fast Shop vem ao encontro dessa estratégia, pois alavanca a substituição de produtos ineficientes e ao mesmo tempo garante a sua destinação correta, trazendo o ESG para o coração do negócio, antecipando a demanda dos nossos clientes por soluções sustentáveis que garantam um futuro melhor para a sociedade e para o planeta”.