Formação profissional

No coração do atendimento, o operador de call center vem tendo por parte das empresas uma maior atenção. Se antes ainda existia certa distância entre eles, agora o que vemos é uma relação bem mais próxima, visando o crescimento de ambos. “Atualmente as empresas de call center estão investindo mais em treinamentos, workshops e coaching para que o operador esteja apto a assumir outros cargos dentro da empresa, inclusive cargos de liderança”, afirma Angelo Caracini, diretor do site da Alert Brasil em Porto Alegre, que em homenagem ao Dia do Operador, 04 de julho, irá entregar um cartão de agradecimento e um brinde. Isso possibilita ao operador, segundo o executivo, construir uma carreira dentro da empresa e com isso deixar de ver a função como um complemento.
Inclusive, Caracini aponta que a melhor forma de trabalhar a valorização desse profissional é exatamente mostrar a todo o momento que existem diversas possibilidades de crescimento, incentivando o desenvolvimento pessoal e profissional do operador. Dentro disso, a Alert Brasil tem um Programa de Educação Corporativa (PEC) que visa o desenvolvimento de todos os colaboradores independe do nível hierárquico. “Isso já nos deu ótimos frutos, atualmente 80% dos cargos de liderança da empresa são resultados deste excelente programa”, revela.
Porém, o executivo destaca que tudo isso só faz sentido se o operador também estiver comprometido com as funções. Ou seja, é preciso que do outro lado também exista um interesse por evoluir. Só assim, haverá a construção de um verdadeiro relacionamento entre empresa e operador. “Ele deve trabalhar e agarrar toda oportunidade como se fosse a última, sabendo que isso pode mudar a vida dele e de toda a família, pode abrir portas que ele nem imagina. É necessário empenho e dedicação”, afirma Caracini.
É o caso da operadora Elisangela Tavares Pereira da Silva, de 18 anos, que tomou contato com a atividade por meio de colegas, que falavam sobre a profissão. Como tinha vontade de lecionar se interessou pela função, já que há contato com pessoas durante todo o tempo de trabalho. Hoje, ela gosta do que faz e entende a importância disso para sua carreira. “Gosto muito de trabalhar como operadora. O contato com as pessoas, a interação com clientes, a resolução de problemas, além disso, costumo me colocar no lugar do cliente, atendendo-o do mesmo modo como gostaria de ser auxiliada”, finaliza Elisangela, acrescentando que deseja que todos os operadores valorizem mais a equipe e que realmente sejam uma família.

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Formação profissional


Cumprindo a sua programação com o objetivo de promover eventos fundamentais, visando a informação profissionalizante básica, a ABT (Associação Brasileira de Telemarketing) realiza o “Curso Básico para Operadores de Telemarketing”, sempre aprimorando a metodologia. O treinamento, que começa no dia 07 de novembro, além de ser completo e atual, é também, bem prático, com exercícios e simulações em classe, permitindo ao aluno interagir com os colegas e obter aproveitamento total.

O curso é fundamental para quem está iniciando na atividade e, para os que já atuam em telemarketing, uma excelente oportunidade de reciclagem e atualização. Ministrado por Fernanda Avanzi, palestrante oficial dos cursos de formação de operadores de telemarketing realizado pela ABT, o treinamento terá, entre os conteúdos programáticos, os tópicos: cenário atual do setor de telemarketing; mercado de trabalho; telemarketing próprio e terceirizado; conceituação do telemarketing/call center /contact center; aplicações do telemarketing (televendas, telecobrança, SAC, etc); perfil atual dos operadores de telemarketing; comunicação eficaz em telemarketing; tipos de clientes; fonoaudiologia aplicada ao telemarketing; cuidados ergonômicos; técnicas para telemarketing; apresentação do Código de Ética da ABT; e dimulações e exercícios práticos.

Serviço
Data: de 07 à 11 de novembro
Horário: das 9h às 12h30
Local: Rua Sete de Abril, 230, 5º andar – São Paulo/SP
Informações e inscrições pelo telefone (11) 3107 1955 ou no site www.abt.org.br

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Formação profissional


Em maio deste ano, a Asyst Sudamérica deu início a um novo projeto solidário: Campanha SLC – Solidariedade Levando Conhecimento. A idéia desenvolvida pela própria diretoria da empresa visava aproveitar o espaço do Centro de Atendimento Remoto Asyst Sudamérica , localizado em São Paulo, para oferecer cursos gratuitos de informática, nos finais de semana, a jovens e adultos indicados pelos funcionários da empresa.

Após alguns ajustes no planejamento inicial, teve início a primeira turma, que contemplou 30 pessoas. O “corpo docente” foi formado por profissionais da Asyst Sudamérica que voluntariamente se propuseram a dar aulas de iniciação à informática aos participantes do curso. “Muitos dos nossos colaboradores participam de projetos solidários desenvolvidos pelos nossos clientes. A Campanha SLC, além do seu caráter social, também propicia a Asyst Sudamérica e aos seus colaboradores a oportunidade de ter o seu próprio projeto naquilo que é uma das nossas especialidades: instruir usuários na utilização dos recursos da informática”, diz Francisco Blagevitch, diretor de novos negócios da Asyst Sudamérica.

A pesquisa de avaliação do curso distribuída aos alunos revela que a aprovação dos professores e demais auxiliares foi unânime entre os participantes. Para Márcio Alex Benedito, presidente da Campanha SLC, o entusiasmo dos alunos ajudou no êxito da Campanha. “Todos os participantes se mostraram realmente interessados em aprender, o que contribuiu para o rendimento das aulas”, ressalta.

A previsão é que este ano sejam formadas mais duas turmas, cujas vagas já estão preenchidas. “Em 2006 queremos expandir a Campanha SLC oferecendo treinamento para atendimento de help desk aos alunos que participaram dos cursos esse ano”, explica Benedito. “Com isto esperamos descobrir novos talentos que poderão ser aproveitados em projetos da própria Asyst Sudamérica”, completa.

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