A pedido da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, a IntelCav desenvolveu um sistema para que os clientes “ouro” e “diamante” do programa Smilies da companhia, pudessem ser identificados com mais agilidade. A solução encontrada foi um cartão com código de barras 2D, denominado QR Code. Criado pelos japoneses em 1997 e disponibilizado para uso em 2003, o Quick Response Code, ou código de decodificação rápida, permite armazenar uma quantidade de informações maior que as dos códigos de barras convencionais. São 7089 valores numéricos, 4296 caracteres alfanuméricos ou 2953 dígitos binários.
Com o processo por escaneamento do código durante o auto-atendimento, o funcionário do guichê de embarque não precisará mais digitar essas informações para que a pontuação seja somada às milhas dos clientes do programa, dando mais agilidade ao check-in. Para Fernando Castejon, presidente da IntelCav, essa otimização é fundamental para que os clientes se sintam valorizados. “Fizemos um trabalho de consultoria no desenvolvimento da parte tecnológica para que a geração dos códigos de cada cliente funcionasse corretamente”, conta.