A HP, fornecedora de soluções tecnológicas a consumidores, empresas e instituições no mundo todo, e a BT, uma das operadoras de telecomunicações líderes na Europa, assinaram acordos de serviços gerenciados com um valor combinado de US$ 1,5 bilhão para os próximos sete anos. As empresas passam a desenvolver uma aliança estratégica para exploração de oportunidades mútuas de crescimento no mercado global de tecnologia de informação e comunicação (ICT). Com a convergência dos setores de Tecnologia de Informação (TI) e comunicação, as companhias vêem uma grande oportunidade de utilizar seus recursos combinados para oferecer serviços avançados ao crescente mercado ICTmundial.
Depois de assinarem os acordos de serviços gerenciados, com um valor combinado de US$ 1,5 bilhão, as empresas determinaram seus rumos. Nos termos do contrato, a HP gerenciará a infra-estrutura de TI de desktops e sistemas de médio porte da BT no Reino Unido; e a BT administrará a rede de dados e voz e os call center para suporte de produtos da HP na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África).
Esses contratos foram baseados no conhecimento e na experiência de cada companhia e oferece uma fundação sólida para a aliança de longo prazo. O foco imediato das empresas é implementar com sucesso os acordos de serviços gerenciados nos próximos meses e simultaneamente desenvolver uma abordagem conjunta para apresentá-los ao mercado.
“Hoje as conexões importam mais do que nunca e, em um mundo onde negócios e tecnologia estão intrinsecamente ligados, reunir recursos de TI e comunicação em um único ambiente significa criar uma base sólida para o crescimento”, afirma Carly Fiorina, presidente e CEO (Chief Executive Officer) da HP. “Capitalizando nosso potencial combinado, não estamos apenas elevando nossos próprios recursos a um novo nível, mas oferecendo o mesmo padrão de simplicidade e excelência aos nossos clientes, de modo seguro e confiável.”
Segundo Ben Verwaayen, CEO da BT, “essa é uma ótima oportunidade para reunir componentes essenciais para a nossa estratégia ICT. O mercado global de ICT nos apresenta uma excelente chance de crescimento que pode beneficiar significativamente as duas companhias. Em uma indústria em consolidação, acreditamos que faz sentido criar uma aliança forte entre uma empresa de comunicação mundial e uma empresa global de TI.”
A partir da metade de 2004, as companhias planejam voltar-se inicialmente para empresas européias de grande porte, mercado inglês de médio porte e segmentos de consumo e SMB por meio da combinação de vários serviços. Na seqüência, outros mercados serão trabalhados à medida que as condições e as oportunidades forem desenvolvidas, com o objetivo de finalmente fornecer soluções globais por intermédio da aliança.
A HP e a BT estão avaliando o desenvolvimento de proposições mundiais em segmentos como infra-estrutura de ICT, gerenciamento de aplicações, mobilidade, soluções para ambientes de trabalho e serviços para centros de contato. A abordagem incluirá a criação de um modelo comum de prestação de serviços que aprimore o alinhamento técnico nas duas companhias e possa oferecer, junto ou separadamente, serviços ICT consistentes.