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Infobip e ACCT Global criam solução de mensageria para e-commerce

Em parceria, empresas desenvolvem integração que melhora a jornada do cliente na plataforma das lojas VTEX

A Infobip, empresa global em comunicações omnicanal na nuvem, anunciou que, em parceria com a ACCT Global, consultoria ágil de software especializada em e-commerce, criaram uma solução para lojas VTEX, plataforma global de e-commerce, capaz de diminuir um dos principais problemas na jornada de compra on-line, que é o abandono do carrinho sem finalizar o pedido.  “Esse problema é mais comum do que se imagina. Segundo o Moosend, 69% dos carrinhos são abandonados mundialmente antes que a transação seja finalizada. Na América Latina, esse número é ainda maior, chegando a 75,3% e, no Brasil, ele alcança 82%, de acordo com o e-Commerce Radar”, informou  Bruno Reczcki, senior partner sales engineer na Infobip.

As razões para abandono de carrinho, de acordo com o executivo, são várias, desde frete ou custos “escondidos” – que só aparecem no momento de finalização do pedido – até a pesquisa nos concorrentes, fazendo o cliente encontrar melhores oportunidades e assim, desistir da compra. “Hoje o e-commerce e a mensageria são muito fortes. Muitas pessoas acessam e fazem compras pelo celular, por isso uma notificação por sms, WhatsApp ou qualquer outro canal é mais cômoda e segura”, analisou Bruno.

Expertise da plataforma
A integração na plataforma VTEX foi desenvolvida em apenas 20 dias e isso só foi possível pela experiência da ACCT Global na tecnologia. “A ACCT é o parceiro mais valioso da VTEX e o conhecimento da plataforma foi essencial para uma entrega em um tempo tão curto”, assegurou o executivo. Para o desafio de fazer a mensageria da Infobip trabalhar junto com a VTEX, o time da ACCT criou um middle back-end para gerenciar dois fluxos: o de pedido criado e o de carrinho abandonado. 

O primeiro foi desenvolvido para no momento que o cliente fazer o pedido no e-commerce, a VTEX “avisar” a Infobip com item, quantidade, preço e essas informações são enviadas via API e posteriormente inseridas dentro do CRM da Infobip, dentro de uma entidade chamada pedido. Já o fluxo de carrinho abandonado, quando o cliente adiciona produtos no carrinho, é gerada uma url que permanece a mesma, assim o cliente não corre o risco de ter uma URL expirada e estas informações são encaminhadas para a Infobip.

Assim, é possível ter uma jornada completa de todos os produtos de cada cliente e a Infobip cria a régua de relacionamento de acordo com o perfil de cada negócio. Para Frederico Heitmann, CEO da ACCT Global, além do conhecimento em tecnologia, a solução foi viabilizada também pelo conhecimento de negócio, “essa integração dependia de conhecimento do business case e só foi possível ser feita em tão pouco tempo para gerar um resultado porque se entende bem mais do que tecnologia e desde o início entendemos qual era o objetivo e entendendo o objetivo propomos uma arquitetura diferente que atingia aquele objetivo uma integração via API com um mínimo esforço e valor agregado para a Infobip, para a VTEX e para o cliente”.

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