Testemunhamos uma jornada de transformação contínua, cujos desafios viram oportunidades e tendências se solidificam como pilares fundamentais para o consumer marketing do amanhã
Autor: Marcelo Laks
A velocidade exponencial com que as mudanças acontecem no mercado global costumam gerar muita incerteza e insegurança em quem vive o dia a dia de negócios dinâmicos, como é o caso do varejo brasileiro. Se o assunto é aquilo que está por vir, há sempre a sombra do desconhecido.
Direto do epicentro do varejo global que é a New Retail Federation (NRF) 2024, refletindo sobre o cenário atual percebo que muitas tendências compartilham essas variabilidades. Vamos traçar essa relação:
1. Inteligência Artificial (IA)
Em retrospecto, passamos de uma era de apreensão sobre o impacto da IA para reconhecer seu papel fundamental na eficiência dos negócios. Agora, ela é uma aliada fundamental, capacitando empresas a serem “people-led” e “tech-powered”.
2. Jornada do Cliente
A ênfase na jornada, antes inovadora, é agora consolidada. Nesse contexto, entendemos que a tecnologia, especialmente a IA, não apenas facilitou, mas tornou-se a espinha dorsal para entregar mensagens hiper-personalizadas em cada ponto de interação.
3. Human-Centric
O conceito de human-centric transcendeu as transações comerciais, evoluindo no retrovisor temporal. A compreensão de que construir relacionamentos genuínos com os consumidores é fundamental e nos faz buscar não apenas clientes, mas fãs de marca: uma visão indispensável para o sucesso a longo prazo.
4. Dados e Tecnologia
O desafio na gestão de dados e tecnologia é analisado como uma jornada desafiadora, mas valiosa. A consistência é uma lição aprendida, focando em áreas cruciais e executando com excelência, usando a experimentação em áreas menos centrais do negócio antes de expandir.
5. Parcerias Estratégicas
O reconhecimento da importância das parcerias estratégicas evoluiu para se tornar um elemento essencial para o sucesso. Percebemos que a colaboração entre indústria e varejo não apenas é possível, mas mutuamente benéfica, ressaltando a necessidade de uma mentalidade colaborativa.
Ao aplicar essa lente aos insights da NRF 2024, testemunhamos uma jornada de transformação contínua, onde desafios viraram oportunidades e tendências se solidificaram como pilares fundamentais para o Consumer Marketing do amanhã. Não é sobre levantar muros e ficar estagnados diante de fatos que ocorreriam, mas sim investir na construção de pontes que conectam o presente ao futuro na experiência do cliente.
Marcelo Laks é diretor de consumer marketing da Kellanova no Brasil.