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Marcelo Laks, diretor de consumer marketing da Kellanova no Brasil

Insights da NRF: varejo global e brasileiro, tecnologia e o papel da indústria

Testemunhamos uma jornada de transformação contínua, cujos desafios viram oportunidades e tendências se solidificam como pilares fundamentais para o consumer marketing do amanhã

Autor: Marcelo Laks

A velocidade exponencial com que as mudanças acontecem no mercado global costumam gerar muita incerteza e insegurança em quem vive o dia a dia de negócios dinâmicos, como é o caso do varejo brasileiro.  Se o assunto é aquilo que está por vir, há sempre a sombra do desconhecido. 

Direto do epicentro do varejo global que é a New Retail Federation (NRF) 2024, refletindo sobre o cenário atual percebo que muitas tendências compartilham essas variabilidades. Vamos traçar essa relação:

1. Inteligência Artificial (IA)

Em retrospecto, passamos de uma era de apreensão sobre o impacto da IA para reconhecer seu papel fundamental na eficiência dos negócios. Agora, ela é uma aliada fundamental, capacitando empresas a serem “people-led” e “tech-powered”.

2. Jornada do Cliente

A ênfase na jornada, antes inovadora, é agora consolidada. Nesse contexto, entendemos que a tecnologia, especialmente a IA, não apenas facilitou, mas tornou-se a espinha dorsal para entregar mensagens hiper-personalizadas em cada ponto de interação.

3. Human-Centric

O conceito de human-centric transcendeu as transações comerciais, evoluindo no retrovisor temporal. A compreensão de que construir relacionamentos genuínos com os consumidores é fundamental e nos faz buscar não apenas clientes, mas fãs de marca: uma visão indispensável para o sucesso a longo prazo.

4. Dados e Tecnologia

O desafio na gestão de dados e tecnologia é analisado como uma jornada desafiadora, mas valiosa. A consistência é uma lição aprendida, focando em áreas cruciais e executando com excelência, usando a experimentação em áreas menos centrais do negócio antes de expandir.

5. Parcerias Estratégicas

O reconhecimento da importância das parcerias estratégicas evoluiu para se tornar um elemento essencial para o sucesso. Percebemos que a colaboração entre indústria e varejo não apenas é possível, mas mutuamente benéfica, ressaltando a necessidade de uma mentalidade colaborativa.

Ao aplicar essa lente aos insights da NRF 2024, testemunhamos uma jornada de transformação contínua, onde desafios viraram oportunidades e tendências se solidificaram como pilares fundamentais para o Consumer Marketing do amanhã. Não é sobre levantar muros e ficar estagnados diante de fatos que ocorreriam, mas sim investir na construção de pontes que conectam o presente ao futuro na experiência do cliente.

Marcelo Laks é diretor de consumer marketing da Kellanova no Brasil.

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