O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Lucas Ramalho, gerente de experiência do usuário da Juntos Somos Mais

Juntos Somos Mais aponta olhar customer centric como principal alavanca do crescimento

Com foco em CX, Quick Order e compras pelo Whatsapp são as principais inovações do marketplace para o segundo semestre de 2023

A Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, anunciou que a Loja Virtual, marketplace B2B da marca completou quatro anos de existência com a expectativa de R$10 bilhões transacionados na plataforma, 37 mil produtos catalogado e uma média de acesso mensal de 19 mil CNPJs. “O nosso e-commerce conecta indústrias e lojistas a um canal seguro para reabastecimento de estoque das lojas de MatCon do país”, explicou Lucas Azevedo, head de produto da empresa.

Conforme assegura o executivo, essa expansão é constante, desde a sua criação, que está totalmente associada à estratégia da empresa de ter o cliente  – pequeno e médio varejista do mercado de construção civil – no centro do negócio, ditando tendências, sanando suas dores com novas tecnologias e aperfeiçoando o modelo da operação como um todo.

“Essa atenção constante às necessidades do cliente é responsável também pelo aumento de 400% na taxa de recomendação do marketplace, principalmente pela sua satisfação com a usabilidade e a experiência de compra. Olhar para o consumidor, entender a sua demanda e personalizar o atendimento não é algo novo no mercado, mas com recorrência está associado à tecnologia e análise de dados para uma oferta rápida de soluções que facilitam e fidelizam os clientes. Segundo o estudo CX Trends 2023, da Zendesk Brasil, 58% dos consumidores brasileiros esperam que as empresas sejam proativas em resolver os seus problemas e 72% estão mais propensos a recomendar uma marca se tiverem boa experiência”, analisou o head.

Ouvindo o cliente

Diante do cenário crescente de compras on-line em todo o mundo e do contexto do setor, a Juntos Somos Mais, segundo Lucas, segue apostando em pesquisas, inclusive após a compra, trabalhando forte em cima dos feedbacks coletados. “A partir das devolutivas, descobrimos quais os valores que os compradores buscam no nosso e-commerce, como, por exemplo, a facilidade na visualização dos preços, a possibilidade de cotação, a transparência na hora de acompanhar a entrega, a autonomia para tirar dúvidas e a diversidade de produtos num mesmo canal.”

Já de acordo com o gerente de experiência do usuário da Juntos Somos Mais, Lucas Ramalho, o marketplace da companhia evolui toda semana em termos de tecnologia e produto para atender às demandas dos usuários. “Acreditamos que a Customer Experience ou “experiência do consumidor” – no nosso caso o lojista do setor de construção, nos permite personalizar as interações, sugerir soluções com base em análise de dados, rever estratégias e oferecer um atendimento eficiente e consistente, atendendo a expectativa do cliente”.

Novidades com resultados

As duas grandes e recentes novidades da Loja Virtual são o Quick Order (ou Pedido Rápido) e o atendimento pelo Whatsapp para compras, que já ultrapassou a marca de R$1 milhão em vendas. A primeira otimiza o processo de compra, permitindo ao usuário cadastrar uma lista própria de compras, em formato de planilha. O sistema reconhece os itens, a quantidade necessária e sugere marcas e produtos, facilitando a escolha do shopper, pois ele ganha tempo para se envolver em outras atividades. 

Já a compra via Whatsapp é realizada através de interação real, permitindo troca de experiências, recomendação, suporte e maior segurança nas escolhas. “O Whatsapp promove uma experiência humana e personalizada de compra. Traz a quebra desse receio por parte dos consumidores, 60% deles utilizaram a ferramenta como porta de entrada na Loja Virtual. Com mais esse canal, o lojista pode realizar suas compras de qualquer lugar e no momento que desejar”, ressaltou Ramalho. 

Além dessas soluções, outras iniciativas foram adotadas para atender às necessidades dos varejistas, como a possibilidade de edição em massa de pedidos, melhorias no fluxo de status do pedido pós-venda e a implementação de descontos, cupons e novos meios de pagamentos. As formas de pagamento foram ampliadas – permitindo desde boleto a diversas bandeiras de cartão e, está em desenvolvimento para um futuro próximo, a inclusão do PIX – e novos tópicos de consulta sobre a compra foram agregados como prazos, endereço e datas de entrega. “O cliente consegue ganhar tempo e interagir com a nossa equipe não apenas na escolha dos produtos, mas também no momento de pagar e consultar a compra realizada”, afirmou o gerente. 

Para ele, “entender que a soma das necessidades e percepções dos clientes são favoráveis ao negócio foi o fator determinante para a ampliação de 400% no nosso índice de Net Promoter Score (NPS), que significa não apenas a venda, mas a todas as melhorias e evolução do produto, além do relacionamento estabelecido com o consumidor para que ele indique a Loja Virtual a outros possíveis clientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima