Entre as muitas vantagens que se pode dizer sobre as mulheres, uma delas é o fato de, mesmo com a vida atribulada dos dias atuais, com o trabalho, o cuidado com a casa, família, amigos, estudos e entre outras responsabilidades, sempre se lembrar de tudo e todos, mantendo sua delicadeza. Esta característica, inclusive, reflete-se em diversos comportamentos desse público, como o seu hábito de consumo, como aponta Renato Mendes, gerente de marketing e comunicação da Netshoes, explicando que as mulheres representam uma grande movimentação nas compras, principalmente, em datas comemorativas, como Dia dos Namorados e Natal. “O público feminino se destaca pelo grande engajamento em ações promocionais também por tênis casuais, chuteiras e camisas de futebol, principalmente para presentear filhos, maridos, namorados e amigos”, conta.
O público ainda se diferencia pela grande procura por tênis de corridas, sendo uma das líderes na compra desse tipo de produto, segundo Mendes. “Além disso, elas são importantíssimas e chegam a ter presença balanceada em alguns momentos em relação ao consumo do público masculino. Aqui na Netshoes, também, observamos que elas possuem comportamento de compra que varia de acordo com a época do ano, ora comprando produtos masculinos, ora femininos”, acrescenta. Bem como, ao tratar sobre os canais líderes em efetividade para direcionamento das mulheres à loja virtual, a empresa percebeu uma maior eficiência nos links patrocinados, fazendo deles outra grande porta de entrada de novas clientes.
Tendo consciência sobre como as mulheres se comportam e as preferências que elas possuem, a Netshoes, assim como faz com todos os outros públicos da loja, exibe produtos de potencial interesse, de acordo com o histórico de acesso e compra, inclusive, nos e-mails marketings é procurado oferecer aquilo que está mais próximo do quadro de interesses delas. “O cliente é o que temos de mais valioso, independentemente de sexo ou idade. Conhecemos e investimos em ferramentas para estudarmos o seu perfil, é assim, por exemplo, que personalizamos a navegação na loja em nossa plataforma mobile, via aplicativo Netshoes App, ou desktop”, afirma o executivo. “Entendemos que a venda não se encerra quando o produto chega à casa do cliente, então o bom atendimento também é essencial. O fim de uma venda é só o início da próxima, pois o processo contempla as tecnologias, serviços e a excelência em atendimento.”
Neste sentido, como já perceberam que o público feminino, de uma forma geral, possui maior interesse na loja em datas comemorativas, o gerente explica que a empresa procura destacar opções de presentes mais indicados para aquela data, por meio dos diversos canais, por exemplo. “Por outro lado, se temos o indicador de que existe uma alternância na representatividade das compras de acordo com a época do ano, passamos a levar em consideração o perfil e histórico da cliente. Essa cadeia de ações, que exige investimentos em pessoas e tecnologia, integra a estratégia para fidelização de qualquer cliente.”
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, Mendes conta que a empresa realizará ofertas especiais para as clientes. “A maior importância é celebrar a data com essa parcela tão representativa e especial do nosso público. A Netshoes é uma empresa obcecada em atender bem e oferecer a melhor experiência para nossos consumidores. Nada mais justo que comemorar um dia importante como esse e aproveitar esse momento para surpreender nossas clientes.”, declara. Além disso, para homenagear também aquelas que também são uma parcela importante para sucesso da empresa, será realizada uma Semana da Mulher com as colaboradoras, na qual acontecerão atividades voltadas à moda, beleza, saúde, comportamento e bem estar. “Nossa intenção é abordar não somente o ´ser bonita´ de toda mulher, mas também o ser batalhadora, profissional e vencedora de cada uma.”