O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Janaína Iziquiel, diretora de marketing da Suhai Seguradora

Mais da metade das mulheres habilitadas usam suas motos diariamente

Estudo da Suhai Seguradora intitulado “Elas & as Motos” entrevistou mais de 2.400 mulheres que amam e utilizam motos no dia a dia

Mais de 55% das mulheres habilitadas no Brasil usam suas motos diariamente. Ao longo dos últimos 10 anos, o número de mulheres pilotando motocicletas cresceu 77%, seguro números da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito. As informações fazem parte da pesquisa “Elas & as Motos: universo invisível das motociclistas brasileiras”, realizada pela Suhai Seguradora, em parceria com a Scopo Consumer Insights, dando conta também de que deslocamento (53%) e lazer (38%) são os principais motivos que as levam a andar de moto todos os dias. “Elas preferem usar suas motos por conta da rapidez e praticidade na mobilidade diária, além da economia que o meio de transporte proporciona”, afirmou Janaína Iziquiel, diretora de marketing da Suhai Seguradora.

O levantamento foi realizado junto a 2.410 mulheres habilitadas entre 18 e 65 anos e apresenta um panorama completo sobre o setor do ponto de vista feminino, com frente quantitativa e qualitativa, abordando as motivações que as levaram a ter e se apaixonar por motos, visões, opiniões, entre outros temas. Para levar mais profundidade e mais insights sobre o dia a dia delas, a empresa também conversou com as participantes do grupo Aceleradas, um dos maiores movimentos de mulheres motociclistas e garupas do país.

De acordo com Janaína, este estudo tem um significado especial. “Ele foi pensado para trazer à discussão a vivência e o ponto de vista das mulheres motociclistas. Foi idealizado e executado por mulheres e nasceu com a missão de compreender um público que cresce a cada ano, mas sobre o qual se tem pouca informação disponível. Nosso objetivo é dar voz a essas motociclistas, entendendo suas experiências, desejos e desafios em um mundo ainda dominado por homens. Como seguradora referência em seguros para motos, queremos usar esses insights para entender como podemos melhorar continuamente nossos produtos e fortalecer o relacionamento com nossas clientes mulheres”. 

Machismo na estrada 

Outro dado apresentado na pesquisa é que 47% das mulheres afirmam que já tiveram sua capacidade de pilotagem questionada apenas por serem mulheres. Além disso, 46% consideram o universo das motos excessivamente masculinizado. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em 2021, 35% das pessoas habilitadas no Brasil são mulheres. Elas dizem que sofrem com o machismo estrutural das ruas e que sentem que há falta de respeito quando percebem que quem está por baixo do capacete é uma mulher.

Quando o estudo aborda temas referentes ao mercado de motociclistas, 63% das participantes dizem que, nos últimos anos, as marcas passaram a enxergar as mulheres que pilotam. No entanto, 84% acreditam que faltam produtos pensados para mulheres e suas motos. “Esse recorte da pesquisa é um sinal de que as marcas precisam olhar mais para o público feminino e aqui na Suhai sempre buscamos ouví-las. Esse estudo é uma prova disso”, comentou a executiva.

O material ainda aponta que a maioria das mulheres pilotas de moto está na região Sudeste (42%). Em seguida, aparecem as regiões Sul (22%); Nordeste (15%); Centro-oeste (13%); e Norte (9%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima