Mesmo com alta de preços, brasileiros não abrem mão de produtos premium

Estudo da Kantar aponta que os itens mais consumidos pertencem às categorias de bebidas e higiene & beleza

O preço médio dos produtos premium vendidos no Brasil cresceu 11,3% no terceiro trimestre de 2024. Mesmo com a alta, os consumidores não abriram mão desses itens, que registraram aumento de vendas por unidade de 5,8%. Os dados foram divulgados no relatório “Consumer Insights Q3 2024”, elaborado pela divisão Worldpanel da Kantar. De acordo com o levantamento, a compra desses produtos ganha destaque, inclusive, entre as classes média e baixa, que se utilizam de mais idas aos pontos de venda para manter o consumo.

Duas cestas despontam como as mais populares: bebidas e higiene & beleza. A primeira aumentou a quantidade de categorias premium. Já a segunda manteve a mesma quantidade, “premiunizando” itens dentro das categorias já compradas. No caso das bebidas, é possível notar diferenças nas formas de consumo de acordo com cada tipo de público. As pessoas das classes A e B, por exemplo, priorizam os itens em momentos mais individualizados, criando um hábito e valorizando o sabor.

As classes D e E, por sua vez, compartilham mais as bebidas, impulsionando, principalmente, o aumento de ocasiões de consumo de suco pronto (100% suco ou néctar). A preocupação com a saúde é a principal razão para a compra desses produtos.  Já na cesta de higiene & beleza, a tendência é o banho premium, que consiste em uma rotina de cuidados mais intensa e complexa. A análise mostra que 34% das ocasiões de banho ocorrem com quatro ou mais categorias de produtos.

Enquanto o banho comum dura menos de 10 minutos e é realizado apenas com sabonete líquido e esfoliante corporal, o Premium leva mais de 15 minutos e conta com itens de cuidado íntimo, sabonete líquido, produtos de banho, esfoliante facial e esfoliante corporal. O objetivo é ir além da sensação de se sentir limpo, higiênico e com uma fragrância agradável, valorizando também experiências hidratantes, relaxantes e de autocuidado.

O Consumer Insights, realizado pela divisão Worldpanel da Kantar, acompanha de forma contínua o comportamento de consumo de bens não duráveis. Desse modo, fornece uma visão detalhada do mercado brasileiro, com destaque para alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. Para o estudo do terceiro trimestre de 2024, foram consultadas seis regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

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