Conforme a tecnologia foi se desenvolvendo, muitas coisas passaram por transformações, inclusive, algumas ganharam novas funções. Um exemplo claro são os celulares. De telefones portáteis, passaram a mandar mensagens e, hoje, são praticamente computadores móveis, onde a ligação, muitas vezes, é utilizada apenas em casos de emergência. Sem contar que cada dia mais nos aproximamos da Era da Internet das Coisas, onde objetos também terão suas funções alteradas. Olhando já para esse futuro, cada vez mais próximo, a Ford aumentou os investimentos em tecnologia, principalmente, em seus automóveis. Hoje, mais do que carros, eles são veículos que priorizam conforto, segurança e uma nova experiência aos clientes.
Em se falando de clientes, esses foram as maiores inspirações para a montadora passar a focar em inovações. O gerente geral de marketing, Oswaldo Ramos, conta que foi por meio de pesquisas, que se percebeu o maior desejo dos consumidores em estarem conectados em todos os instantes, até mesmo dentro do carro e ao volante. “Para evitar a desatenção do condutor ao volante, a Ford criou o Sync AppLink, plataforma compatível com os sistemas Android e iOS e que opera com diversos aplicativos disponibilizados no Google Play e AppStore, possibilitando o motorista ser multitarefa com segurança – com as mãos no volante e olhos na pista”, detalha. Dessa forma, por meio de comandos de voz, o motorista pode realizar uma ligação, receber mensagens, consultar restaurantes próximos, fazer o pedido de uma pizza, entre outras atividades.
O foco é em comodidade e segurança, duas palavras de ordem para a montadora quando se pensa sobre o desenvolvimento de tecnologias, bem como a demanda por inovações. “O cliente é inspiração de todos os esforços da Ford em implementar novas tecnologias – a maneira como o consumidor usa o carro é o que estimula a companhia a buscar soluções para as necessidades de cada um em sua rotina”, afirma o executivo. Até porque, há muitos usuários que ainda não sabem de todos os benefícios que podem ganhar com esses sistemas ou aplicativos. Para isso, a empresa estuda constantemente como não só podem melhorar a vida dos clientes, como também ajudá-lo a conhecer essa nova realidade.
Ramos acrescenta que as tecnologias permitem atender diferentes tipos de públicos, com as mais diversas necessidades, seja em mobilidade, praticidade, seja em qualidade. “A idade média da população está aumentando e conveniências como assistência para estacionar, localizar vagas de estacionamento e de segurança ativa e passiva são cada vez mais importantes”, diz.
Escapar da tecnologia nos dias de hoje é inevitável. Principalmente, porque os clientes estão cada vez mais conectados e ávidos pelas novidades. “A única forma de manter nossos produtos relevantes para o consumidor é seguir nesse caminho”, assume o gerente. “Pensamos em carros que tragam inovações e opções de conexão com a internet, e que, ao mesmo tempo, entreguem um benefício relevante para o consumidor. Por isso, a tecnologia que empregamos são desenvolvidas para tornar a vida mais fácil, pois ajudam a percorrer as distâncias do dia-a-dia da forma mais rápida e confortável, mantendo-os conectados aos dados em tempo real.”