Com o objetivo de ajudar clientes a escolher o tamanho certo das peças de vestuário disponíveis, a Netshoes lançou a Tabela de Tamanhos. A ferramenta solicita informações de gênero (masculino, feminino e infantil), altura e peso do comprador e, a partir do cruzamento dessas informações, sugere o tamanho mais adequado de roupa. O serviço já está disponível na loja online.
“Em geral, não há uma padronização dos tamanhos das peças de roupas, uma discussão já antiga do setor no Brasil. Para simplificar a vida do nosso cliente e melhorar a sua experiência de compra, desenvolvemos a Tabela de Tamanhos, que usa a tecnologia em prol dessa facilidade”, explica Graciela Tanaka, COO da Netshoes.
Para viabilizar o projeto, a Netshoes, ao longo do último ano, cruzou dados de levantamentos antropométricos (medidas corpóreas da população) e informações dos produtos disponibilizadas pelas próprias marcas. Os estudos utilizados foram a Coletânea de Normas Técnicas – Medidas do Corpo Humano da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Levantamento do Perfil Antropométrico da População Brasileira Usuária do Transporte Aéreo Nacional da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Os colaboradores da Netshoes também participaram do projeto. No total, 31 adultos e 45 filhos de funcionários da empresa testaram a Tabela de Tamanhos. “Atingimos 90% de assertividade nos testes e, a partir disso, realizamos pequenos ajustes”, aponta Graciela.