Pesquisa indica que 3 em cada 10 vendedores brasileiros da Shopee têm o e-commerce como principal renda
A Shopee realizou uma pesquisa in app com lojistas brasileiros para entender o impacto da plataforma em seus negócios. Realizado entre os meses de março e abril de 2023, o levantamento analisou 1.460 respostas de empreendedores com produtos ativos em suas lojas. Mais de 50% dos participantes revelaram que a Shopee teve alto ou médio impacto em suas vidas. Além disso, a estimativa é que o marketplace trouxe para o e-commerce mais de 500 mil vendedores que não vendiam on-line antes.
A atividade no comércio eletrônico foi apontada como a principal fonte de renda de 3 em cada 10 lojistas, sendo a Shopee a principal plataforma na geração de receita de cerca de 35% dos respondentes. Segundo 40% dos entrevistados, a marca é a única plataforma que utilizam, enquanto 25% deles disseram que as vendas na Shopee mais do que dobraram seus lucros.
“Há três anos, abrimos o nosso marketplace para que os empreendedores locais pudessem se conectar com milhões de consumidores e expandir suas lojas para todas as regiões do país. Hoje, já são mais de três milhões de vendedores brasileiros registrados em nossa plataforma. Essa pesquisa nos mostra que estamos no caminho certo de contribuir para o sucesso desses parceiros e transformar suas vidas por meio da tecnologia”, comenta Felipe Lima, responsável por Desenvolvimento de Negócios na Shopee.
Ao serem questionados sobre os principais impactos que vender no marketplace promoveu em suas vidas, os vendedores pontuaram em maioria o aumento da renda familiar, independência financeira e possibilidade de expansão de seus negócios. Além disso, a pesquisa indica que os vendedores Shopee empregam cerca de 600 mil pessoas. O entretenimento e a educação também entram na lista de transformações que o comércio eletrônico promove: 5% dos respondentes passaram mais tempo em atividades de entretenimento, como cinema, teatro e shows, enquanto 5% investiram mais em cursos como graduação e pós-graduação.
Perfil do empreendedor
O levantamento também mapeia o perfil do empreendedor registrado na plataforma. Ao olhar para um recorte de gênero, mais de 50% dos lojistas se autodenominam mulheres e cerca de 40% assinalaram a opção homem. Mais de 70% dos vendedores se encontram na faixa etária entre 25 e 45 anos, porém, é possível notar que entre 36 a 45 anos é a média de idade entre os lojistas da plataforma. Além disso, pessoas a partir de 46 anos representam 19% dos respondentes.
A maior concentração de vendedores do marketplace está na região sudeste do país, sendo São Paulo o estado com maior número, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Outra região que se destaca, com aumento no número de novos lojistas é o Nordeste – em especial os estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, respectivamente.