Autor: Wilson Fernandes
A era da informação em que vivemos, fruto de uma grande evolução de tecnologias e processos, permite-nos o armazenamento e consulta de uma massa de dados impensáveis há 50 anos, o que permitiu o surgimento e aprimoramento dos negócios ao longo deste tempo. Mas, esta mesma tecnologia que nos proporciona todo este domínio da informação, às vezes também causa grandes transtornos. Expressões como “o sistema está fora do ar”, “caiu” ou “está lento”, são apenas algumas das milhares que já escutamos. O maior problema, porém, está no consenso para a solução desta natureza, gerando um empurra-empurra entre as diversas disciplinas de TI.
E é neste cenário que podemos contar com a ajuda de um diagnóstico de performance. É a alternativa indicada para se detectar rapidamente os problemas que surgem no ambiente de tecnologia cada vez mais complexo e heterogêneo de uma empresa. Trata-se de uma consultoria que funciona como uma “arbitragem”, e seu objetivo é identificar de maneira inequívoca qual o problema que está ocorrendo e em qual dispositivo da solução de tecnologia utilizada pelo cliente, como banco de dados, servidores, firewall´s, roteadores,switchs, topologia de rede inadequada, entre outros.
Atualmente, contamos no mercado com inúmeros serviços e profissionais altamente capacitados para desenvolver tais diagnósticos. Soluções para esta situação podem se apoiar no seguinte tripé: metodologia de trabalho, ferramentas com inteligência artificial e consultores especializados. Desta forma, conseguem em um curto prazo identificar o problema do ambiente operacional, chegando até mesmo a solucionar de forma definitiva 80% dessas questões.
A intenção deste serviço não é mudar drasticamente o ambiente operacional de uma empresa, mas sim, detectar quais os problemas que geram lentidão e /ou indisponibilidade no sistema ou na rede de dados e que não funcionam da maneira correta.
O que devemos aprender com isso é que uma boa análise, pode se tornar a solução de muitas preocupações neste sentido de uma empresa. É uma metodologia de diagnóstico totalmente eficaz e confiável. Garantindo lucros e investimentos corretos no suporte tecnológico.
Uma ótima saída para empresas que enfrentam o momento de crise, onde se consegue diversas vezes aumentar a performance apenas utilizando-se adequadamente os recursos disponíveis.
Wilson Fernandes é diretor da Istmo. ([email protected])