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Caroline Mathias

Onde começa e onde termina sua responsabilidade?

Autora: Caroline Mathias

Desde que cheguei na área de relacionamento com cliente há cinco anos tive um contato mais próximo com o processo de implantação de condomínio, um certo incômodo no coração se tornou comum ao perceber que, um assunto não tão glamoroso, mas de grande impacto na vida dos clientes, ainda era pouco comentado: o lixo. Mas o que fazer com ele?

Impulsionado pelos hábitos atuais de consumo que, entre diversos fatores, incluem compras pela internet e delivery, por exemplo, o modo de vida moderno – de forma silenciosa – aumentou consideravelmente o volume de lixo produzido pela sociedade. E em nossos condomínios não foi diferente. Ao perceber esse crescimento e, em alguns casos até certo acúmulo de resíduo em nossos condomínios, a pergunta que eu me fazia era a seguinte: este problema é meu (empresa)?

Aqui, acreditamos muito na importância de ações sustentáveis e implantamos processos que melhoram a gestão de resíduos e a certificação de nossas obras. Porém, mesmo sabendo que essas ações são essenciais, você deve concordar comigo que a preocupação com o meio ambiente não é novidade e que não somos a única empresa interessada no tema (ainda bem!).

Diante disso, na busca de uma solução que transcendesse a nossa participação “obrigatória” e principalmente pensando no mundo que eu quero deixar para minha filha pequena, conheci a Tatiana Brammer, diretora da Boomera, especialista em Economia Circular. Deu match. Paixão à primeira vista!

Se você está se perguntando o que isso tem a ver com CX, relacionamento e jornada do cliente, verdade seja dita: mesmo com a popularização de temas sustentáveis, falar sobre “lixo” ainda não é comum e nem de longe está entre os assuntos preferidos do dia a dia. Se você mora em prédio, em algum momento já se sentiu incomodado, teve vontade de evitar a lixeira, ou conhece alguém que sequer leva seu próprio lixo. Não é mesmo?

Para mim, uma das formas mais genuínas de estar próximo dos meus clientes é resolvendo os problemas deles, inclusive os que eles não reclamam. Especificamente sobre este assunto, eu não tenho responsabilidade por lei, mas ao enxergar uma oportunidade de ser responsável por um planeta melhor e ainda se relacionar de verdade com o cliente, nasceu o Be Circular.

Fruto da parceria com a Boomera, trata-se de um projeto piloto de Economia Circular que estímula o descarte de materiais recicláveis em condomínios por meio de um programa de benefícios. Além da nota 75 no NPS, este projeto alcançou resultados de encher os olhos ao coletar mais de 7,3 toneladas de resíduos.

Mesmo com um grande desafio de convencer os moradores a mudarem seu estilo de vida, e considerando a dedicação de toda a equipe que investiu tempo e sentimento para alcançar o melhor resultado possível no período teste de 4 meses, jamais imaginamos que o impacto socioambiental deste projeto seria equivalente a redução de 19 toneladas de gases poluentes emitidos, economia de 400.000 litros de água e 15 barris de petróleo, poupamos 20.000 KWh de energia e ainda salvamos 125 árvores. Parece mágica, mas é ciência com consciência.

Em setembro de 2020, recebemos a medalha de ouro na categoria Líder em Projeto de Parceria Estratégica do Prêmio ClienteSA com este projeto, que também foi escolhido como o case do ano. Para mim, essa é uma conquista valiosa pelo reconhecimento dos clientes que, do começo ao fim, foram protagonistas na construção de um sonho sustentável, além da relevância que um prêmio importante como este pode trazer para o tema, ao incentivar outras empresas a pensarem sobre como a tecnologia pode contribuir para gerar experiências em frentes diferentes das que estamos acostumados a pensar e, terem a certeza de que, não só vale a pena, como é essencial investir no assunto para tornar o nosso mundo melhor.

E você? Ainda está se relacionando com seus clientes do mesmo jeito de sempre? Este assunto faz parte do seu dia a dia?

Caroline Mathias é gerente de relacionamento da Cyrela.

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