A PanData, integradora de sistemas para canais de atendimento bancário, está lançando o Pandata ATM Virtual. Trata-se de uma solução desenvolvida em parceria com o Banco do Brasil, que já utiliza a ferramenta em seu próprio parque de ATMs.
O novo sistema permite que os bancos possam integrar seus parques de máquinas de autoatendimento em uma aplicação virtualizada, o que viabiliza total flexibilidade para as aplicações que rodam nestas máquinas. Com isto, as instituições podem, por exemplo, compartilhar suas máquinas ATM com outros bancos, sem a necessidade de desenvolver novas aplicações para funcionarem nesses equipamentos de forma compartilhada.
“Com o ATM Virtual, estamos ajudando os bancos a maximizar a utilização de suas máquinas físicas com uma considerável redução de custos de manutenção e logística, já que a aplicação permite que aplicações distintas possam conviver e utilizar o mesmo ATM”, explica Walter Tarabay, presidente da PanData.
A utilização compartilhada do ATM Virtual é simples. O banco proprietário do parque de ATMs entrega para o outro banco (parceiro de compartilhamento) apenas a base de software (framework) necessária para a montagem de sua aplicação específica. Assim as aplicações e regras de negócio do banco hospedeiro e do banco hóspede permanecem totalmente independentes. Ao utilizar o seu cartão no ATM, o cliente de cada banco aciona a aplicação correspondente, enxergando de forma exclusiva os serviços e a identidade da sua instituição.