Para realizar as metas do próximo ano

0
1


O ano de 2006 está prestes a terminar e juntamente com esse fato logo vêm às famosas promessas, desejos e realizações que ilustram um plano de uma vida melhor. Mas nesses últimos dias que restam grande parte das pessoas não quer nem lembrar do que disse no ano passado já que tudo não passou de palavras jogadas ao ar. Infelizmente isso acontece porque para muitos organizar-se, estabelecer metas e prioridades ainda parece algo extremamente difícil.

Para o consultor comportamental Wilson Mileris essa “dificuldade” está com os dias contados. Atuando há mais de 25 anos na área de desenvolvimento dos talentos humanos, o consultor afirma que, em primeiro lugar é preciso fazer uma viagem interior e descobrir quais são os reais objetivos. “Sonhar é um direito de todos. Seres humanos cultuam desejos e vontades desde o inicio dos tempos, mas vale lembrar que a diferença entre concretizar esses planos ou não está na disposição em enfrentar dificuldades (e superá-las), vontade de sair do lugar comum, no esforço em fazer escolhas e, definitivamente, correr riscos”.

Mileris lembra que uma das promessas preferidas é a famosa “ano que vem eu mudo de emprego”. “Acredito que boa fatia da população economicamente ativa possui esse desejo já que é preciso sempre reciclar conhecimento e abraçar novos desafios. Mas para isso, é necessário estudar, aprimorar novas habilidades, ter uma postura mental adequada, não só para identificar, mas para usufruir das oportunidades que surgirem ao longo da nossa trajetória”, recomenda.

Entretanto, depois do champagne derramado à meia-noite e um de 1º de janeiro de 2007, os planos, assim como os enfeites de natal, começam vagarosamente a voltar ao lugar de origem. “Tudo vai parar dentro das caixas empoeiradas que ficam lá em cima do armário esquecidas o ano todo e só lembradas no fim do ano… e quando menos se espera a correria do cotidiano e os nossos velhos hábitos voltam a predominar os pensamentos, o que afasta qualquer possibilidade de mudança”, alerta.

Por essas razões, o consultor defende que manter o foco nos objetivos é essencial para o sucesso de qualquer sonho. “Recentes pesquisas sobre comportamento humano reconhecem e dão cada vez mais importância às práticas de planejamento e estabelecimento de metas como fatores de desenvolvimento pessoal. Observando vários empreendedores, é possível constatar que metas pré-estabelecidas influenciam a motivação pessoal”.

Estar motivado, afinado e comprometido com os seus novos ideais de acordo com a metodologia adotada por Mileris, é fundamental para o sucesso de qualquer planejamento. “Essas atitudes devem nortear a discussão de novas posturas, conceitos e de uma outra mentalidade para alcançar as metas propostas, seja a de conseguir um novo emprego, comprar a casa própria ou trocar de carro”.